(11) 4438-8922

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, no último domingo (17), o uso emergencial da CoronaVac e Covishield, vacinas contra o novo coronavírus (COVID-19) produzidas pelo Instituto Butantan e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), respectivamente. A decisão foi tomada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Agência. 

Logo após o anúncio da autorização, o Governo do Estado de São Paulo iniciou a aplicação do imunizante entre os profissionais da área da saúde. A enfermeira Mônica Calazans e a técnica de enfermagem Vanuzia Costa Santos Kaimbé foram as duas primeiras vacinadas.

VACINAS LIBERADAS

A CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Recentemente, foram divulgados os resultados dos estudos clínicos de fase 3, que demonstraram a segurança e eficácia da vacina contra o novo coronavírus. A liberação da Anvisa foi feita para as seis milhões de doses importadas da China e à disposição para uso imediato.

A Covishield é produzida pela Serum Institute of India, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fiocruz. A entidade brasileira informou que a solicitação de uso emergencial foi feita para as duas milhões de doses prontas do imunizante, importadas do instituto indiano.

PLANO DE VACINAÇÃO

No Estado de São Paulo, a aplicação das doses da CoronaVac iniciou logo após a autorização de uso emergencial da Anvisa. Nesta segunda (18), cerca de 30 mil funcionários do Hospital das Clínicas receberão a vacina. A primeira fase do plano de imunização paulista focará em profissionais da área da saúde, quilombolas e indígenas.

Para agilizar o atendimento nos locais de imunização, o Governo estadual lançou um site para pré-cadastro, o www.vacinaja.sp.gov.br, com prioridade aos trabalhadores da saúde e indígenas. Importante destacar que a ferramenta não será utilizada para agendamento.

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello também anunciou a antecipação da vacinação nacional contra a COVID-19, de quarta (20) para esta segunda-feira.

A última atualização sobre a pandemia no Brasil contabiliza 8.488.099 casos confirmados do novo coronavírus e 209.847 mortes provocadas pela doença. 

Fontes: Anvisa, Folha de São Paulo, G1, Governo do Estado de São Paulo.