(11) 4438-8922

 Atualizado às 12h47.

A CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus (COVID-19) produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, teve 78% de eficácia à prevenção de casos leves da doença nos estudos finais realizados no Brasil. Para os casos moderados e graves, a cobertura foi de 100%, evitando-se mortes provocadas pelo vírus.

De acordo com a Folha de S.Paulo, os dados serão enviados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para dar encaminhamento ao pedido de registro e uso emergencial. A Agência terá 10 dias para se pronunciar sobre a solicitação.

Caso aprovada, o Governo paulista manterá o cronograma de vacinação dos grupos prioritários, com início previsto para 25 de janeiro deste ano.

Saiba mais: Em SP, vacinação contra COVID-19 começa dia 25 de janeiro

Os estudos no Brasil da CoronaVac começaram em julho de 2020 e envolveram 13 mil voluntários, profissionais da área da Saúde de oito estados e que estão mais expostos a altas cargas virais de COVID-19. Um grupo recebeu doses do imunizante e outro de placebo.

Os detalhes sobre a pesquisa e demais resultados foram apresentados nesta quinta-feira (7) pelo Governo do Estado de São Paulo e Instituto Butantan.