(11) 4438-8922

O mês de setembro encerrou com alta de 2,6% da produção industrial brasileira. De acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal), divulgada quarta (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), este é o quinto aumento consecutivo do setor.

Na comparação com setembro do ano passado, o crescimento foi de 3,4%. Porém, nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, a indústria ainda registra índices negativos (-7,2% e -5,5%, respectivamente).

De acordo com o IBGE, a alta registrada pela produção industrial em setembro elimina as perdas de 27,1% acumuladas entre os meses de março e abril, que marcam o início das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil – entre elas, distanciamento e isolamento social e autorização de funcionamento apenas para atividades e serviços essenciais.

Dos 26 ramos econômicos analisados, 22 obtiveram resultados positivos, em especial os de Bens de Consumo Duráveis (10,7%).

Entre os resultados negativos, impressão e reprodução de gravações (-4%), indústrias extrativas (-3,7%), produtos diversos (-1,3%) e outros produtos químicos (-0,3%) foram os principais destaques.

Para saber mais sobre a PIM de setembro, clique aqui.