(11) 4438-8922

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou na última segunda-feira (26) os resultados da Sondagem Industrial do mês de setembro. O indicador econômico revelou que, no terceiro trimestre do ano, o principal problema enfrentado pela indústria brasileira foi a falta ou alto custo da matéria-prima (57,8%).

Na comparação com o segundo trimestre, este item teve alta de 34%, registrando 23,8% das reclamações. Quem liderava o ranking naquele período era a demanda interna insuficiente (38,3%), que no terceiro trimestre caiu para 17,2%.

A escassez de insumos ainda é reflexo dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no País, de acordo com a CNI. A falta de matéria-prima relaciona-se, também, com a redução dos estoques, desmobilização das cadeias produtivas, retomada gradual das atividades econômicas e o câmbio.

O que levou ao segundo e terceiro lugares da lista de problemas enfrentados pela indústria em julho, agosto e setembro. A elevada carga tributária foi mencionada por 37,2%, alta de 5,2% em relação aos três meses anteriores (32%). A taxa de câmbio chegou aos 31,6% - no segundo trimestre, o item foi citado como problemático por 23,7% dos entrevistados.

Para saber mais, clique aqui.