(11) 4438-8922

O comércio varejista de livros, jornais, revistas e papelaria registrou queda de 24,7% em agosto. No acumulado do ano, a taxa é de -29,9%, e nos últimos 12 meses, -22,9%. É o que mostrou a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada na última quinta (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao se analisar o comércio varejista ampliado, o setor apresentou índice de -43,2%, sétima perda consecutiva em relação a agosto do ano passado.

No geral, o comércio varejista teve alta de 3,4% no mês, sendo o quarto índice positivo seguido e o maior resultado desde 2000. Porém, no acumulado do ano, o varejo manteve recuo de 0,9%.

Entre as oito atividades analisadas, a que apresentou o maior crescimento foi tecidos, vestuário e calçado (30,5%).

Na comparação entre bimestres, o comércio varejista obteve aumento de 11,3% no período julho-agosto, superando o índice de março-abril (-10,3%), ápice das medidas de distanciamento e isolamento social para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no País. E também nestes últimos dois meses, o varejo de livros, jornais, revistas e papelaria teve alta de 37,7%.

Para saber mais, clique aqui.