(11) 4438-8922

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) divulgaram, nesta segunda-feira (28), o ICI (Índice de Confiança da Indústria) de setembro. O indicador, que mede o otimismo do empresariado industrial frente ao ambiente de negócios, chegou aos 106,7 pontos, igualando o índice de janeiro de 2013, o maior já registrado desde então.

Na comparação por trimestre, o terceiro do ano (julho-agosto-setembro) teve média de 98,4 pontos, superior à alcançada no segundo (abril-maio-junho), que foi de 65,7 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade instalada ficou em 78,2% em setembro, alta de 2,9% em relação ao período anterior (75,3%). Este é o maior valor desde março de 2015 (78,4%) e encerrou o terceiro trimestre do ano com média de 75,3%, crescimento de 13,9% na comparação com os três meses anteriores (61,4%).

O ICI de setembro revelou que o setor industrial espera pelo aumento de produção e do quadro de pessoal em um prazo curto de tempo. Esta expectativa vem da maior flexibilização das atividades econômicas, muitas delas fortemente impactadas com as medidas de isolamento e distanciamento social da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Ao mesmo tempo, a sondagem realizada pela FGV mostrou que o empresariado mantém preocupação com o ambiente de negócios projetado para 2021, pela “incerteza com relação aos rumos da economia após a retirada dos programas emergenciais do governo”.

Para saber mais sobre o levantamento da FGV/IBRE, clique aqui.