(11) 4438-8922

A quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura revelou que 52% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter o hábito de leitura - ou seja, leram um livro inteiro ou em partes nos últimos três meses. Na divisão por gênero, as mulheres representam a maioria do público leitor do País (54%), e os homens 50%.

Houve, porém, queda no número de pessoas que afirmaram ter comprado pelo menos um livro nos últimos três meses. O índice chegou a 27%, contra os 30% registrados em 2015, data da última edição do levantamento.

A Pesquisa também traz dados socioeconômicos, que indicaram diminuição de compradores de livros entre as Classes A e B, que preferiram passar o tempo navegando na internet e acessando redes sociais.

O índice de pessoas com hábito de leitura cresceu entre os que estão no Ensino Fundamental e Médio e caiu entre os que têm Ensino Superior (de 82% em 2015 para 68% atualmente).

Entre as obras mais citadas, a "Bíblia", 'A Cabana" (William P. Young), "O Pequeno Príncipe" (Antoine de Saint-Exupéry) e os gibis da Turma da Mônica (Mauricio de Sousa Produções) estão no topo da preferência dos leitores.

A pesquisa completa, que teve entre seus realizadores o Ibope Inteligência, Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, será divulgada na próxima segunda-feira (14). Clique aqui para ter acesso.

Fontes: Folha de S.Paulo, PublishNews.