(11) 4438-8922

 Atualizado às 14h.

Após a 1ª Vara Criminal de São Bernardo determinar o bloqueio do aplicativo Whatsapp por 48 horas em todo o País, uma outra decisão judicial liberou o funcionamento do serviço. O sistema havia saído do ar a partir das 0h de hoje, mas voltou a funcionar normalmente durante nesta tarde.

O reativamento do serviço foi pedido pelo desembargador da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, Xavier de Souza. Segundo a Agência Brasil, o magistrado alegou que não era razoável que "milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa".

Para entender o caso

De acordo com a Folha de S.Paulo, o pedido de bloqueio solicitado porque o Whatsapp não teria colaborado nas investigações de um processo criminal. A Justiça havia notificado a empresa para que ela quebrasse o sigilo de dados de troca de mensagens entre os investigados, e a mesma não havia colaborado. As investigações correm em segredo de Justiça.

À Folha, o presidente-executivo do aplicativo, Jan Koum, disse estar “desapontado pela miopia da decisão e triste por ver o Brasil isolado do resto do mundo”.

A decisão da 1ª Vara de São Bernardo inclui todas as operadoras de telefonia móvel. Aquela que não realizasse o bloqueio do serviço, correria o risco de ser multada. 

Segundo informado pelo Metro ABC, pesquisa do Ibope Inteligência revelaram que o Whatsapp é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no Brasil. De duas mil pessoas entrevistadas, 93% afirmaram ter o serviço disponível no celular.