(11) 4438-8922

Mesmo com a reabertura do comércio e escritórios em algumas cidades, o Estado de São Paulo ainda está sob quarentena. O governo, mais uma vez, prorrogou o período até 28 de junho.

A decisão de flexibilizar a atividade econômica faz parte do Plano São Paulo, anunciado no final de maio. Porém, as medidas para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) continuam, e o governo orienta a população a manter o isolamento social a fim de controlar o número de casos da doença.

GRANDE ABC

Concessionárias de veículos, escritórios e estabelecimentos comerciais que não fazem parte dos chamados serviços essenciais retomaram as suas atividades nesta semana. Após discussões e reuniões com secretários do governo estadual, a região foi incluída na Fase Laranja do Plano São Paulo, igualando-se à capital.

Verificou-se a formação de filas em frente a lojas e shoppings, que estão abrindo em horário diferenciado e precisam seguir regras de higiene e distanciamento social.       

BAIXADA SANTISTA

Na terça (16), o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspendeu parte do decreto que permitiu a reabertura de atividades não essenciais em Santos. A decisão anulou trechos que autorizavam o funcionamento de comércios e serviços na cidade por seis horas e com 30% da capacidade, contrariando as determinações do Plano São Paulo, que restringe o atendimento a quatro horas e 20% da capacidade do local.

Fo revogada, também, a reabertura de salões de beleza, cabeleireiros, barbearias e clínicas de estética santistas. Estes estabelecimentos só poderão abrir quando a região estiver na Fase Amarela. Atualmente, ela está inserida na Fase Laranja, tal qual o Grande ABC e a cidade de São Paulo.

Mais informações sobre a retomada gradual das atividades na cidade estão no site da Prefeitura de Santos.

DADOS COVID-19

Na última terça-feira (16), foram registrados 190.285 casos confirmados do novo coronavírus e 11.132 mortes provocadas pela doença no Estado. De acordo com o Portal do Governo, dos 645 municípios paulistas, houve, pelo menos, uma pessoa infectada em 584 cidades. A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na Grande São Paulo é de 77,1%.

Fontes: A Tribuna, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Governo do Estado de São Paulo.