(11) 4438-8922

A partir da próxima segunda-feira, 4 de maio, o uso de máscaras faciais de proteção será obrigatório em ônibus municipais e intermunicipais, trens, metrô, taxis e carros de aplicativos. O Decreto (nº 64.956) foi anunciado na quarta (29) pelo Governo do Estado de São Paulo e publicado nesta quinta (30), no Diário Oficial.

O texto diz que caberá à entidade responsável pela prestação de serviços “adotar as medidas necessárias para impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara de proteção facial”.

Até o momento, o uso de máscaras era uma recomendação a quem precisasse sair de casa.

No início desta semana, Bertioga e Santos anunciaram a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais pela população a partir desta sexta, 1º de maio. Para saber mais, clique aqui.

Importante lembrar que as citadas máscaras de proteção indicadas para uso geral são as caseiras, confeccionadas em tecido e reutilizáveis, deixando as profissionais para a área da Saúde.

DADOS CORONAVÍRUS

O Estado de São Paulo contabilizou, até o dia 29 de abril, 26.158 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) e 2.247 óbitos. O índice de adoção do isolamento social ficou em 48%, quando o ideal seria 70%.

Algumas cidades, como Diadema, publicaram decretos que permitiam a abertura do comércio que não estava listado como atividade essencial, desde que respeitassem normas de distanciamento e higiene. Porém, o Ministério Público recorreu e revogou as medidas, fazendo com que os municípios seguissem a quarentena decretada em todo o Estado (iniciada em 24 de março e prorrogada até 10 de maio).