(11) 4438-8922

No último dia 25 de novembro, foi assinado Acordo Setorial para implantação de Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral. Este acordo havia sido enviado para consulta pública pelo Ministério do Meio Ambiente ainda no ano passado, e prevê que as empresas produtoras de embalagens se responsabilizem, também, pela sua coleta e reaproveitamento, ou descarte final ambientalmente adequado.

A multa para quem descumprir o Acordo varia entre R$ 400 mil a R$ 78 milhões. Por isso, segundo informações da assessoria de imprensa, a Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice) reunirá fabricantes para discutir a responsabilidade das mesmas para a realização da logística reversa diante da quantidade de produtos colocados no mercado.

Antes de incluir Embalagens em Geral, os Sistemas de Implantação de Logística Reversa já abrangiam Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes e Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio, Mercúrio e de Luz Mista. Outros setores poderão ser contemplados com o acordo, como Produtos Eletrônicos e seus Componentes e Descarte de Medicamentos. As propostas para estes últimos foram enviadas para consulta pública.