(11) 4438-8922

A editora Cosac Naify, que encerrou suas atividades no final de 2015, lançou um livro na última terça (28). O retorno foi com a obra “Tunga”, sobre o artista plástico brasileiro Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão e escrita por Catherine Lampert, ex-diretora da Whitechapel Art Gallery, de Londres (Inglaterra).

Em entrevista concedida ao jornal O Estado de S.Paulo, Charles Cosac, fundador da editora, deixou claro que o lançamento do livro – um projeto pessoal - não significa o renascimento da empresa. “Não sei se tenho interesse em mantê-la porque custa”, declarou à publicação. A entrevista completa pode ser lida aqui.

De acordo com Cosac, 1.500 unidades foram impressas, mas pouco mais de 300 serão colocadas à venda. As demais serão doadas a colaboradores. A produção da obra envolveu captação via Lei Rouanet (R$ 150 mil), patrocínios privados e investimento pessoal do editor.

A Cosac Naify continua a existir juridicamente. A editora era conhecida pelos livros de arte e edições mais caprichadas, luxuosas, e tinha 1.600 títulos em seu catálogo. Os destaques eram as obras clássicas, como a coleção de “Guerra e Paz”, do russo Liev Tolstói.