(11) 4438-8922

A Editora Cosac Naify, famosa pelos livros de arte, anunciou na última segunda-feira (30) seu fechamento, após quase 20 anos de existência. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o fundador da empresa, Charles Cosac, alegou que apenas seu “desejo de que ela existisse não justificaria a manutenção da editora, cujos projetos culturais se encontram ameaçados neste momento.”

Entre os 1.600 títulos no catálogo, a Cosac Naify abrange obras clássicas, como coleção de “Guerra e Paz” do russo Liev Tolstoi; livros de moda, arquitetura, design, fotografia, entre outros. As edições são consideradas luxuosas.

Charles Cosac afirmou ao Estadão que a empresa não está em processo de falência. Porém, além da crise econômica, a dificuldade em manter financeiramente os projetos editoriais, que demandam altas somas e não têm garantia de retorno, pode ter influenciado a decisão de fechar as portas. Um dos exemplos citados pelo jornal foi a coleção de arte da Universidade de Yale, que teria vendido “meia dúzia de títulos”, segundo Cosac.