(11) 4438-8922

Em São Paulo, a taxa de desocupação recuou 0,8% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, totalizando 12%. O índice de pessoas desocupadas no Estado caiu -1,1% na comparação com o mesmo período de 2018 (13,1%). Os dados integram a PNAD Contínua Trimestral e foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça (19).

A taxa de desocupação do Brasil, por sua vez, chegou a 11,8%, redução de 0,2% em relação ao segundo trimestre do ano, quando totalizou 12%. Na comparação com o mesmo período do ano passado (11,9%), o índice manteve-se estável.

Para o IBGE, a população desocupada engloba as pessoas que não têm emprego e que procuram por uma nova colocação no mercado e as que estão disponíveis para iniciar um novo trabalho.

Outros dados apontados pela PNAD foram: porcentagem de mão de obra subutilizada no País (24%); número de desalentados, ou seja, de pessoas que desistiram de buscar trabalho (4,2%); quantidade de trabalhadores com carteira assinada (73,6%) e sem carteira assinada (26,4%) no setor privado; e população trabalhando por conta própria (26%).

De acordo com a pesquisa, 3,2 milhões de brasileiros estavam há dois anos ou mais procurando por recolocação no mercado de trabalho durante o terceiro trimestre de 2019.

Para ver a PNAD completa, clique aqui.