(11) 4438-8922

A Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) disponibilizou, em seu site, o Relatório Anual 2019, com dados e análises sobre o setor de árvores plantadas para uso industrial no País. O segmento, segundo a entidade, gera variedade de produtos que abrange papel, celulose, madeira serrada, carvão vegetal, pisos e painéis. 

A celulose e o papel produzidos no Brasil têm entre seus consumidores finais gráficas, indústria de higiene pessoal e cosméticos e setor de embalagens. Há ainda o segmento de celulose solúvel, que, ao se transformar em viscose, tem como foco os mercados de higiene pessoal/cosméticos e têxtil. 

De acordo com o Relatório, em 2018, o PIB (Produto Interno Bruto) do setor teve alta de 13% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento das exportações de produtos florestais. Além disso, o número de certificações, como FSC, CERFLOR e PEFC, para áreas de florestas plantadas aumentou 9,5% no período. 

Para 2019, a Ibá projeta consolidação do setor, entrada de investimento asiático no mercado de celulose de fibra curta e diversificação da produção em território nacional.

O Relatório Anual 2019 pode ser visto na íntegra aqui.