(11) 4438-8922

O Outubro Rosa é uma campanha que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), este tipo da doença é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos que surgem anualmente.

Os principais sintomas e sinais, de acordo com o INCA, são:

  • Aparecimento de caroço fixo e, geralmente, indolor na mama;
  • Alterações no mamilo;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou que começa a ter aparência de casca de laranja;
  • Surgimento de nódulos nas axilas ou pescoço;
  • Saída de líquido anormal pelos mamilos.

A realização de exames preventivos é essencial para o diagnóstico correto e precoce do câncer de mama. Quanto antes ele for detectado, maiores são as chances de cura.

É importante destacar que, embora as mulheres sejam o público-alvo majoritário das campanhas, os homens também podem desenvolver câncer de mama. Eles representam 1% dos casos.

Para saber mais sobre a enfermidade, o INCA e o Ministério da Saúde desenvolveram a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. A quinta edição do material traz dados atualizados sobre a doença, informações sobre os fatores de risco e recomendações sobre os exames a serem feitos. Clique aqui para acessá-lo.

Algumas cidades já planejaram ações para promover o Outubro Rosa. Em Diadema, Rodas de Conversa em espaços públicos e uma Caminhada serão realizadas para alertar os munícipes sobre o tema. Para ver as datas e locais dos eventos, clique aqui.

Em Santos, uma Unidade Móvel de Mamografia ficará estacionada na Praça Mauá, Centro Histórico, a partir desta terça (1º), para realização de exames. O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações aqui.