(11) 4438-8922

Atualizado em 26/08/2019, às 15h10.

A terceira edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, realizada na última quinta-feira (22), em São Paulo, disponibilizou aos participantes painéis e debates sobre o presente e o futuro da Impressão Digital. O evento é organizado pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos.

O SINGRAFS foi uma das entidades apoiadoras. O presidente do Sindicato, António José Simões Vieira Gameiro – o Tonzé -, marcou presença, junto com Adriano José de Souza Assis, da Bartira Gráfica e Editora, associada de Diadema.

Abrindo o Congresso, Francisco Veloso Filho, conselheiro da ABTG, e o professor Manoel Manteigas, diretor técnico da ABTG, anunciaram data, tema e patrocinadores da próxima edição. Em 20 de agosto de 2020, a programação agregará debates sobre “Gestão da Tecnologia e da Inovação”, sugestão dada nas pesquisas de satisfação anteriores. As marcas parceiras serão, novamente, Fedrigoni, Agfa, Koenig & Bauer e Heidelberg. “É um sinal de prestígio e reconhecimento do evento por estas empresas”, declarou Manteigas.

citg1 citg2

Neste ano, a plateia foi ocupada por colegas gráficos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Amazonas, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. “A ideia é criarmos uma comunicação para todos os perfis de empresa e em todos os lugares”, salientou Veloso.

E pela primeira vez, houve sorteio de brindes, como vagas em cursos ministrados pela ABTG e pela APS, assinaturas gratuitas de revistas e uso, sem custos, do programa Adobe Creative Cloud, equivalente a R$ 4 mil.

Ao longo do dia, profissionais e especialistas do setor gráfico abordaram tendências e casos de sucesso envolvendo a Impressão Digital. Saiba mais sobre as discussões:

ESTADO DA ARTE E TENDÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS TONER E INKJET

ctig pat

A diretora sênior da Keypoint Intelligence Pat McGrew traçou um panorama sobre toner e inkjet, explicando que são tecnologias complementares e que ambas estão em ascensão. As projeções para inkjet, em 2022, são de aumento de 12,3% em participação de mercado. Já toner continua a se expandir, oferecendo mais cores e substratos.

Ao falar sobre workflow, a especialista mencionou a importância de se conhecer todos os processos da empresa e de torná-los inteligentes, com o objetivo de minimizar erros e não perder dinheiro nos impressos. “Todos os pontos do fluxo de trabalho estão conectados? Os softwares de gestão das gráficas quase nunca são totalmente utilizados. Eles estão ociosos. E eles podem ser a resposta, a solução, para se reduzir gargalos no fluxo de trabalho.”

INOVANDO COM PERSONALIZAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO EM NOVOS NICHOS DE MERCADO

ctig4 eduardo

O fundador da Tergoprint Eduardo Oliveira mostrou ao público sua experiência em aliar arquitetura e decoração com a impressão digital. O arquiteto expôs projetos da empresa, que utiliza a linguagem gráfica para decorar ambientes internos – painéis, adesivos, estamparia personalizada de papel de parede – e externos.

Um dos casos citados foi o de um painel com a obra de um artista consagrado impressa em cerâmica. Para prolongar a qualidade da tinta na superfície, em 2003, Oliveira desenvolveu, em conjunto com a Universidade de São Carlos, uma nanotecnologia específica para este tipo de impressão.

PANORAMA DA PÓS-IMPRESSÃO DIGITAL: MERCADOS, TECNOLOGIA E DESAFIOS

ctig5 sandra

Formada pela Escola SENAI Theobaldo De Nigris e mestre pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, Sandra Rosalen abordou o panorama da pós-impressão digital, destacando a personalização, a impressão de poucas tiragens e dados variáveis no mercado europeu, em especial.

Neste cenário, sobressaem a impressão de embalagens, rótulos e etiquetas personalizadas (para cervejas artesanais e produtos com nomes dos consumidores) e de livros de fotos - somente em 2018, nove milhões de impressos foram produzidos na Alemanha deste tipo de produto, que ainda é muito caro e tem uma variação enorme no número de páginas, por exemplo.

Por isto, Sandra enfatizou a importância de se trabalhar com uma linha de produção padronizada e automatizada, já que essas personalizações envolvem rapidez na impressão, processos de acabamento diferentes e complexos e utilização de códigos. “Perde-se 50% de produtividade ao parar 30 minutos para corrigir uma etapa na impressão digital”, explicou a especialista. “O investimento em equipamentos digitais ainda é muito alto, porém há uma redução de todos os outros custos ao longo do tempo”.

IMPRESSÃO DIGITAL INTEGRADA AO MUNDO DIGITAL

ctig6 edson

Nesta palestra, foi possível saber mais como aliar a realidade aumentada ao universo da impressão. Edson Benvenho, sócio-diretor da Midiograf e da Realidade Aumentada Brasil, trouxe exemplos práticos de como esta tecnologia se integra ao papel.

Em todos eles, a experiência levada ao cliente une a impressão personalizada (catálogo, revista, banner, totem) com a imersão em realidade aumentada ou realidade virtual via câmera de celular e um aplicativo. O diferencial, segundo Benvenho, é o de oferecer algo a mais ao cliente, uma experiência nova, uma possibilidade de se gerar um conteúdo extra e novas oportunidades de negócio para comunicação. “Nós, como gráficos, temos que levar soluções.”

GERENCIAMENTO DE CORES NA IMPRESSÃO DIGITAL

ctig7 mortara

Em uma palestra mais descontraída, Bruno Mortara, diretor técnico da ABTG, declarou que a tecnologia analógica está perdendo espaço, mas ainda tem seu nicho, sua função, e que sua relação com a impressão digital, novamente, é de complementaridade. Porém, todas as Normas Reguladoras (NRs) não abarcam o digital. “O próprio mito da fundação da impressão digital é analógico”, disse.

Desta forma, Mortara enumerou as “Boas Práticas” para a impressão digital, que envolvem fidelidade de cor (importância do gerenciamento de cores, balanço de gris adequado), níveis de qualidade da impressão (alta, boa e básica) e cuidados na pré-impressão (preparação de arquivos) para a permanência da imagem.

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE MERCADOS

ctig8 debate

O encerramento do Congresso contou com debate, mediado pelo professor Manteigas, entre Felipe Augusto, gerente de operações da FuturaIM Gráfica Onine; Rodrigo Abreu, da AlphaGraphics - que apresentou um vídeo com depoimento de Reinaldo Espinosa, ex-diretor da ABTG e atual franqueado da marca; e Paulo Estrella Fagundes, coordenador de marketing da Braspor.

Fotos: Paula Franco.