(11) 4438-8922

O Dia do Empresário Gráfico será comemorado no próximo sábado, 22 de junho. E, infelizmente, a categoria não vive seu melhor momento.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, entre janeiro a março de 2019, o saldo foi de -588 vagas. Os setores que contribuíram para o resultado negativo foram Atividades de Impressão (-465); Edição Integrada à Impressão (-393); Produtos de Papel, Cartolina, Papel-Cartão e Papelão Ondulado (-67); e Serviços de Pré-Impressão e Acabamentos Gráficos (-20). O único que obteve total positivo foi o de Embalagens de Papel, Cartolina e Papel-Cartão (357).

Isto sem falar na crise das grandes livrarias, com Saraiva e Cultura entrando com pedidos de recuperação judicial, e o encerramento das operações da RR Donnelley após mais de 25 anos no Brasil.

Mesmo assim, muitos empresários e empresárias ainda conseguem manter suas fábricas abertas e produzindo. Como vimos pelos dados anteriores, não está sendo uma tarefa fácil.

A ASSINGRAFS e o SINGRAFS parabenizam todos os empreendedores, em especial os do Grande ABC e Baixada Santista, pelo empenho, pelo esforço e pelo trabalho árduo. Contem sempre com o apoio de nossas entidades. Juntos somos mais fortes.

Fonte: Abigraf Nacional - Boletim de Atividade Industrial – Produção na Indústria Gráfica Brasileira Primeiro Trimestre de 2019 (Junho/2019 - nº 42)