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Na última segunda-feira (09), entrou em vigor a Lei Complementar nº 162/2018, que institui o Refis (programa de refinanciamento tributário) para micro e pequenas empresas (MPEs). A nova legislação é voltada aos negócios optantes pelo Simples.

Ela abrange débitos que venceram até novembro de 2017, porém exige a quitação de, no mínimo, 5% do valor da dívida, sem descontos, em até cinco parcelas mensais e sucessivas. O restante poderá ser pago em até 175 vezes, com redução de 100% dos encargos legais, de 50% de juros e 25% de multas.

Segundo a Agência Senado, no final de 2017, o Senado já havia aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 164/2017, que também instituía Programa Especial de Regularização Tributária para as MPEs. Porém, o PLC recebeu veto presidencial em todo o seu conteúdo.

Grupos ligados ao empreendedorismo levaram suas reivindicações a Brasília, pressionando os parlamentares a aprovarem a lei. O veto foi derrubado na semana passada pelo Congresso Nacional.  

Leia a nova lei do Refis para micro e pequenas empresas, na íntegra, aqui.

A semana começa com mais uma cidade da base territorial do SINGRAFS fazendo aniversário. Cubatão comemora os 69 anos de sua emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (09).

As celebrações, porém, começaram mês passado, no dia 30 de março, e encerram em 22 de abril, com a Meia Maratona Caminhos do Mar.

Mesmo com a programação de eventos tendo iniciado em março, a data não passará em branco. Às 19h desta segunda, haverá missa de aniversário na Igreja Matriz, e às 20h, a população poderá conferir o Teatro Cuipataã, no Parque Cidadania Vila São José.

Os munícipes e turistas podem conferir a agenda especial de atividades aqui

No próximo domingo (08), a cidade de Santo André completará 465 anos. O aniversário será marcado por atividades culturais em parques e unidades do CESA (Centro Educacional de Santo André). 

Além das oficinas de pintura e jogos, aulas de tai chi chuan, teatro, exposições e apresentações musicais gratuitas, os munícipes poderão participar do 45º Festival de Flores e do XV Festival do Cambuci em Paranapiacaba, que começa no dia 12 e vai até 29 de abril.

 A programação completa do aniversário de Santo André está disponível neste link

A Kodak apresentou, durante a ExpoPrint Latin America 2018, soluções para impressão e flexografia. O grande lançamento da marca foi a SONORA X, tecnologia de chapas livres de processamento, que promete maior resistência e velocidade em máquina.

kodak estande

A linha SONORA já agrega a SONORA XP e a SONORA NEWS, disponibilizadas no mercado em 2012, e segue uma tendência mundial de eliminação de processos químicos na indústria. “De tudo o que a Kodak vende de chapa offset no Brasil, 75% das nossas vendas são representadas pela SONORA, por chapas livres de processamento químico”, informou Kleber Rodrigues, executivo de vendas da Kodak no Brasil.

kodak chapas

Para o profissional, além do apelo ambiental, a solução pretende auxiliar, e muito, o cotidiano da gráfica ao não expor os operadores ao manuseio de produtos químicos, ao reduzir a manutenção de equipamentos de processamento das chapas, ao minimizar o custo envolvido para o descarte adequado de resíduos e ao economizar água. “Com a introdução da SONORA, não se desperdiça água, não se consomem químicos, não se tem resíduos, não há manutenção de equipamento processador. Além dos fatores econômicos, estão os ecológicos, que explicam o sucesso do produto no País”, declarou.

kodak flexo

Outro destaque da Kodak na ExpoPrint foi a comemoração dos 10 anos da FLEXCEL NX, com o lançamento de uma “edição limitada” de 25 unidades, em todo o mundo.

kodak

O sistema, desenvolvido para flexografia, trabalha com a produção de embalagens flexíveis, rótulos, etiquetas e papelão ondulado. “A linha engloba tanto o hardware, o equipamento que vai fazer a chapa, quanto a chapa em si”, explicou Mauro Freitas, executivo de vendas da divisão de embalagens flexográficas da Kodak. “O nosso CTP tem a capacidade de se tornar hibrido, ou seja, ele tem uma chapa flexo de altíssima qualidade e pode transformar uma chapa offset no mesmo CTP, sem a necessidade de migrar o CTP para outras aplicações. Hoje, esse produto, dentro do segmento de Embalagem, é o nosso carro-chefe”.

A multinacional realizará o prêmio “Kodak Global Flexo Innovation” para prestigiar os melhores trabalhos feitos com a FLEXCEL NX.

*Fotos: Paula Franco.

O empresariado gráfico conhece a Zênite Sistemas há um bom tempo. A empresa mineira de softwares de gestão para a indústria esteve presente na ExpoPrint Latin America 2018 com um amplo estande e um time de 12 profissionais para demonstrar toda a versatilidade de seu principal produto, o GWorks Enterprise 3.0 – conhecido como GE.

O gerente comercial da empresa, Helderson Andrade, informou que o diferencial da Zênite nesta edição da feira foi o de mostrar aos clientes, in loco, o potencial do software. “Mais que falar sobre ele, mostramos seu funcionamento, como ela vai atender à necessidade que o gráfico tem, resolver todos os problemas”, disse. “Aqui, estamos com uma equipe grande, são mais de 10 pessoas para apresentar e simular todas as situações e resoluções de problemas em oito estações de atendimento”.

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A Zênite Sistemas é uma das empresas parceiras do SINGRAFS. Alguns associados, inclusive, visitaram o estande da marca para conversar pessoalmente com os analistas e entenderem melhor todas as novidades da plataforma, considerada, pela marca, vista como a melhor já desenvolvida pela marca. “Costumávamos fazer isso por telefone, pela internet, mas aquela presença, o olho no olho, ajuda muito, é um diferencial, abre muitas portas. E, também, é uma oportunidade para muita gente nos conhecer”, explicou Andrade. “Conseguimos ajustar o atendimento e ter um contato mais próximo, que é muito importante para nós”.

*Foto: Paula Franco.

Há oito anos operando no Brasil, a japonesa Toyo Ink participou pela terceira vez da ExpoPrint Latin America. Na edição 2018, a empresa trouxe ao público soluções para impressão offset convencional, rotogravura e flexografia – segmento no qual está iniciando suas produções em território nacional.

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Os destaques da marca são as tintas UV, Led e, também, os vernizes. “Exploramos bastante a linha TK Kaleido, que expande o [sistema de cores] ciano, amarelo, preto e magenta”, explicou Grazielle Nepomuceno, supervisora de customer servisse da Toyo. De acordo com a companhia, o produto é 100% vegetal e voltado para impressão offset, possibilitando aumentar a gama de uma máquina 4 cores de 6 a 7, reprodução de 75% do espaço cromático Adobe RGB com 0% VOC, brilho intenso e velocidade de secagem.

toyo estande

Sobre a participação do público na ExpoPrint, Grazielle afirmou que a gama de produtos apresentados pela Toyo atiçou a curiosidade, aumentando a procura. “A feira está bem interessante para nós. O estande da Toyo está bem localizado, bem movimentado. Estamos conseguindo converter em bons negócios”, disse. “Mostramos bastante coisa que não tem no Brasil, que os concorrentes não oferecem, e que a Toyo tem para mostrar ao público”, declarou a profissional.

*Fotos: Paula Franco.

Durante a ExpoPrint Latin America 2018, o visitante que foi ao estande da Canon do Brasil conferiu, pela primeira vez no País, quatro novos equipamentos: imagePRESS (C10000VP e C8000VP), varioPRINT (140/ 130/ 115), imagePRESS C650 e Océ Colorado (1640). Outra linha presente na feira foi a imagePROGRAF (PRO-2000).

A aposta da fabricante de origem japonesa foi na evolução tecnológica de seus produtos e na inovação. “A Océ Colorado, por exemplo, é uma impressora UVgel, primeira tecnologia nesse mercado e exclusiva Canon”, informou Fabiano Peres, supervisor de revendas da marca. “Ela não tem cheiro nenhum, gerando um ambiente melhor para se trabalhar dentro da empresa. E, além de tudo, é a máquina mais rápida do segmento para esse porte. É muito mais que ‘ecologicamente correta’, pois precisa de menos temperatura para fazer a cura na mídia, fazendo com que consuma menos energia, além de não ser danosa ao meio ambiente”, disse.

canon colorado

A linha imagePRESS VP, outro lançamento da Canon, é uma impressora digital colorida, a laser, capaz de rodar 100 páginas por minuto e com 2400 dpi de resolução. “Queremos trazer para o mercado brasileiro o que a Canon tem de melhor, de mais moderno. E também, estamos sempre ouvindo os nossos clientes. Nós fazemos adaptações para o mercado nacional dos produtos, das aplicações. Temos muita coisa que foi desenvolvida no Brasil, para funcionar aqui, que exportamos para outros países. O mercado brasileiro continua sendo – e continuará a ser, cada vez mais – uma prioridade para nós”, informou Peres.

canon imagepressvp

canon imagepress

Para apresentar a performance da impressora preto e branca varioPRINT, a Canon imprimiu a edição do dia do jornal argentino Clarín. “É possível imprimir nesta máquina livros, folhetos, banners. Queremos mostrar que existem vários segmentos que podem ser explorados. Não somente mostrar a versatilidade da máquina, mas mostrar para o cliente mercados em que ele pode atuar”, explicou o supervisor.

Aliás, a versatilidade dos equipamentos Canon foi mostrada não somente nas impressões em papel, mas na estrutura do próprio estande. As decorações em azulejo, espelho, madeira, PVC, alumínio, ACM e acrílico foram feitas pela Océ Arizona. E outra aplicação, em vinil branco, pela Océ Colorado. “É possível, com os novos produtos, imprimir em qualquer substrato. Trabalhamos, inclusive, com materiais que não eram possíveis alguns anos atrás. Procuramos usar como exemplo de aplicação o nosso próprio estande”, disse Peres.

canon aplicacao

Visto pelas marcas como um ótimo ambiente para se prospectar e fechar negócios, a edição deste ano da ExpoPrint Latin America superou as expectativas da Canon. “Aqui no estande, já anunciamos a venda de três equipamentos e temos mais uns cinco aguardando confirmações. Todos lançamentos”, informou o profissional. “O evento está sendo muito proveitoso para nós. A expectativa está sendo superada, não só no sentido de fechamento de negócios, mas no sentido de interesse geral das pessoas, de conhecerem os produtos, receberem uma proposta e darem continuidade depois”, finalizou.

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*Fotos: Paula Franco.

Com sede em Curitiba (Paraná), a Ibema participou pela segunda vez da ExpoPrint Latin America. Na edição deste ano, a empresa apresentou duas grandes novidades ao público: o Ibema Royal Coppa e o Ibema Digital.

ibema

O primeiro é um produto específico para a fabricação de copos em papelcartão. Segundo a marca, a matéria-prima foi desenvolvida no Brasil e oferece alta printabilidade, baixa absorção lateral e é formulada com 100% de fibras virgens.

Já o segundo é direcionado para o setor de impressão digital e vem com certificação HP Indigo, garantindo melhor performance do material ao ser impresso em um equipamento HP.

Durante a feira, o Ibema Digital pode ser visto em outros estandes. “Conseguimos firmar uma parceria com a Alphaprint e a Digigraf, que rodaram nosso produto”, disse Juliana Juliana Gomes, gerente de marketing da marca. “A HP tem rigorosíssimos testes de homologação do produto. Ter a certificação deles garante mais segurança. E nós somos os primeiros da América Latina a ter esta certificação no papelcartão”, declarou.

O Ibema Blindato foi outro produto da empresa que os visitantes puderam conhecer. Ele é direcionado para proteção ou preservação da embalagem. Por já vir com uma camada de polietileno no verso e/ou capa, não necessita passar por laminação.

“Apresentamos todo o nosso portfólio, que é o mais completo do Brasil em papelcartão, para várias aplicações”, declarou a profissional. “Estamos conseguindo mostrar a performance dos produtos, fazer contato com vários clientes, várias prospecções, principalmente com o mercado externo, América Latina.”

A participação da Ibema não ficou restrita somente à apresentação do portfólio no estande. “Participamos do programa técnico da ExpoPrint com dois palestrantes. No primeiro dia, nosso consultor Sérgio Rossi falou sobre produtividade (“Como Aumentar a Produtividade Reduzindo Erros de Processo”); e, no segundo, Fabio Mestriner falou sobre a conexão da embalagem no mundo digital (“Embalagens como Veículo de Comunicação e Conexão Digital”). Foi bem proveitoso. Estamos aproveitando a feira ao máximo”, salientou Juliana.

*Foto: Paula Franco.

Pela primeira vez participando da ExpoPrint Latin America 2018 como expositora, a HR Acabamentos Gráficos, associada ASSINGRAFS-SINGRAFS de Diadema, aproveitou a oportunidade para divulgar seus novos projetos aos visitantes.

 hr estande

“Está bem bacana. Conheci bastante gente nova, desde diretores de gráficas a fornecedores. O networking está muito bom”, declarou Rodrigo Santos de Oliveira, sócio da empresa. Sobre a experiência de ter um estande na feira, Oliveira sentiu que as pessoas passaram a ver a HR “como uma empresa mais organizada, séria” e que era isso o que “precisávamos mostrar para o mundo”.

hr rodrigo

Entre os produtos mais procurados no estande da HR, estavam os livros de capa dura e as caixas rígidas. “A empresa começou a trabalhar com encadernação ano passado e é por isso que participamos da feira, para mostrar que não fazemos mais somente wiro e espiral; estamos fazendo livros em capa dura e outros manuseios”, explicou.

Outra novidade: a HR está em franca expansão. “Agora estamos montando uma unidade em Osasco de laminação e verniz”, contou Oliveira.

Durante a ExpoPrint, alguns associados ASSINGRAFS-SINGRAFS do Grande ABC estiveram presentes e foram prestigiar o colega gráfico. Caso de Wagner Carvalho Junior, da WCarvalho Gráfica e Editora; Roberto Cortes, da PlanForm Gráfica & Editora; e Oscar César Hansen, da Hansen Bureau Arte e Comunicação. 

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*Fotos: Paula Franco.

Com um estande medindo 345m² - segundo a marca, o maior do pavilhão -, a Mimaki apresentou na ExpoPrint Latin America 2018 novidades em equipamentos de impressão UV e 3D.

mimaki linhaucjv

Entre os equipamentos, os destaques foram para a linha UCJV (300-160 e 150-160), direcionados para o mercado de comunicação visual e que utilizam a tecnologia de cura UV LED; e a impressora 3D (3DUJ-553).

mimaki 3d

Caroline Vieira, Marketing da Mimaki, contou mais sobre os produtos. “Nós trouxemos a impressora 3D colorida, que tem a possibilidade de 10 milhões de cores, porque é integrada com perfil de cor. Ela é impressora UV, diferente das que encontramos hoje no mercado – atualmente, encontramos muito as de filamento, de processo de gesso, de resina. Essa é a novidade.”

mimaki ucjv

Sobre a linha UCJV, que é considerada carro-chefe da marca, Caroline informou que as máquinas podem ser encontradas nas opções de quatro e sete cores – esta última trabalha com toner branco.

“Estamos tendo retorno em vendas e atingindo as metas”, disse a profissional. “Já vendemos, praticamente, uma máquina de cada linha. Grande parte do público já conhece a Mimaki, já conhece a nossa linha de equipamentos. São clientes que estão conosco há um tempo no mercado, e outros vieram para conhecer a marca e estão adorando”, declarou.

*Fotos: Paula Franco.