(11) 4438-8922

A produção industrial brasileira subiu 0,7% no mês de fevereiro. O resultado positivo aparece mesmo com a drástica retração das indústrias extrativas (-14,8%), reflexo do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, no começo do ano. O baixo desempenho, em especial o da produção de minérios de ferro, é o pior desde a série histórica iniciada em 2002.

Os dados fazem parte da pesquisa Produção Industrial Mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada na última terça-feira (02). 

A alta da produção industrial nacional se deveu ao crescimento de 16 das 26 atividades econômicas analisadas na pesquisa. Os destaques ficaram com veículos automotores, reboques e carrocerias (6,7%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%) e produtos alimentícios (4,3%).

Outro fator que influenciou para o índice positivo foi o Carnaval ter sido transferido para o mês de março. Desta forma, fevereiro deste ano teve dois dias úteis a mais que em 2018.

No acumulado do ano (período de janeiro a fevereiro de 2019), a produção industrial brasileira teve queda de 0,2%. Na comparação com fevereiro de 2018, a taxa atingiu alta de 2%.

Para saber mais, clique aqui.