(11) 4438-8922

Atualizado às 10h02.

Setembro é conhecido como um mês que abrange diversas campanhas na área da saúde. Os grandes destaques ficam com o Setembro Amarelo, que faz alertas sobre o suicídio, e o Vermelho, que informa sobre as doenças cardiovasculares e formas de prevenção.

O Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre o suicídio. Segundo reportou a Agência Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa se suicida no País. No mundo, os casos chegam a um milhão. O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem um número de telefone, o 188, exclusivo para atender pessoas que estejam vulneráveis e buscam apoio emocional. A ligação é gratuita e disponível 24 horas em todo o território nacional. A entidade garante o anonimato.

Já o Setembro Vermelho pretende mobilizar a população a aderir a um estilo de vida mais saudável. O sobrepeso, o estresse, o sedentarismo e o tabagismo são os principais fatores de risco para o desencadeamento de doenças cardiovasculares, que afetam o funcionamento dos vasos sanguíneos e do coração. Entre os tipos mais comuns, estão a hipertensão, a arritmia, a insuficiência cardíaca, o infarto e o derrame cerebral. A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou que ataques cardíacos e derrames foram a principal causa de morte no mundo ano passado, vitimando 17,5 milhões de pessoas.