(11) 4438-8922

Na última quinta-feira (23), a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e a APS Marketing de Eventos realizaram, em São Paulo, a segunda edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica. Com o tema “A Embalagem do Futuro”, o evento levou aos participantes debates sobre os rumos e tendências globais para o segmento de Embalagem.

A abertura do Congresso ficou a cargo de Bruno Cialone, presidente do Conselho Diretivo da ABTG, e de Francisco Veloso Filho, presidente da Diretoria Executiva da Associação. Veloso Filho, inclusive, ressaltou o papel de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), reconhecido pelo Ministério da Justiça, que permite que “nossos pareceres sejam acolhidos em todas as esferas do poder público”.

congresso panorama

A primeira palestra, “Embalagens do Século 21 – Tendências do Futuro”, foi ministrada por Renato Wakimoto, da Albéa Group. O profissional citou as principais tendências mundiais para o segmento, usando, como exemplo, a indústria cosmética.

Wakimoto listou nove pontos a serem observados pelas empresas, como a volta dos produtos premium, o surgimento de pequenas marcas que obtém rápido crescimento, a velocidade dos lançamentos, o fim da fidelidade, o atendimento de necessidades específicas de públicos específicos, a introdução de ingredientes naturais às fórmulas, preocupação com sustentabilidade e cadeia produtiva, e a grande influência digital na aquisição de itens (“dicas” de blogueiros, youtubers, e-commerce).

congresso 2

Na palestra seguinte, Phillip Fries, da Heidelberg, discorreu sobre a “Indústria 4.0 – Novos Recursos na Produção de Embalagens”. Uma das grandes mudanças trazidas pela Indústria 4.0 é o de uma produção autônoma, com pouca participação humana nos processos.

Fries explicou aos presentes que a Indústria 4.0 faz parte da quarta Revolução Industrial, baseada no uso de sistemas “ciberfísicos” – robôs e inteligência artificial. “A informação entra no sistema de produção e retorna para que possamos saber onde podemos melhorar”, destacou. “Não é só maquinário. É a utilização de sistemas inteligentes para fazer a fábrica funcionar e detectar erros e melhorias a serem introduzidas ao processo.”

Segundo o especialista, as vantagens e benefícios trazidos pela Indústria 4.0, além da autonomia, são a redução de custos e erros, a busca da excelência operacional, integração dos processos produtivos, economia de energia, fim do desperdício, transparência nos negócios, aumento de segurança e da qualidade de vida.

congresso 3

O professor Gil Anderi da Silva falou sobre “Embalagem e Meio Ambiente – Um Compromisso”. O acadêmico explicou o conceito de sustentabilidade como “condição do planeta Terra que permite a manutenção da vida humana pelas gerações futuras” e deu um panorama da evolução do mundo, desde a vida primitiva (“a terra não tinha dono”), passando pela sociedade agrícola (“surgiu o dono da terra”) até chegar à sociedade industrial (“crescimento desequilibrado da população e produção exacerbada de bens de consumo”).

“A nossa sobrevivência no planeta depende desse punhado de solo. Se abusarmos dele, ele entrará em colapso”, disse Silva. Para ele, o grande desafio da indústria, independente do segmento, será o de consumir recursos naturais sem correr o risco de esgotá-los. “Acabou a era da abundância; estamos na era da escassez”.

congresso 4

Aleks Zlatic, da EFI, apresentou sua visão sobre “Inovações Tecnológicas em Embalagens”. O profissional enfatizou dados que mostram o crescimento da indústria de embalagens, em especial nos mercados emergentes – Colômbia, México e Brasil. O plástico rígido e o papelão ondulado representam as principais fatias do mercado. “A demanda por embalagem cresce 5% por ano”, declarou Zlatic.

Ainda sobre o segmento, apresentou-se os Direcionadores do Mercado Consumidor, tais como: o aparecimento de novos consumidores (explosão populacional), mudança demográfica (jovens motivados por valores diferentes da geração anterior), a procura por embalagens mais sustentáveis (going green) e a ascensão do comércio eletrônico.

Sobre a guerra ao plástico, Zlatic enfatizou que é possível escolher a quantidade de insumo a ser inserido em suas embalagens e que as empresas precisam informar aos consumidores que o material é reciclável, da mesma forma que fazem com o papel. “73% do papel ondulado é ‘recuperável’ no Brasil. Por que não fazer o mesmo com o plástico?”, indagou.

congresso 5

Felipe Toledo ministrou a palestra “Impressão Digital em Embalagem – Um Modelo de Negócios”, destacando que a introdução deste tipo de impressão tem como objetivo pensar fora do comum e levar uma mudança de comportamento ao mercado.

As principais vantagens da impressão digital – que, como mostrou Toledo, ainda representa uma fatia pequena do mercado de impressão no mundo (16% em 2017, com projeção de 20% em 2022) -, são a redução de custos e riscos, a personalização dos itens, a capacidade de se realizar testes e regionalização dos produtos, tratamento de cor é muito mais simples e aumento das vendas.

congresso 6

Na sequência, Rafael Godinho Aranjues, da Epson, falou sobre a “Transformação Digital do Mercado de Etiquetas e Rótulos”. “O digital complementa o analógico. Não vejo, a médio prazo, uma substituição de tecnologias. Por exemplo, o micro-ondas não substituiu o fogão”, disse.

Aranjues também bateu na tecla da possibilidade de maior segmentação das impressões digitais, o que leva a diferenciação, customização massiva (uma oferta ide al para cada cliente), edições limitadas, personalização de rótulos (como garrafas com nomes), otimização de custos (menos estoques, menos desperdícios), menor tempo de resposta (tudo é urgente) e a capacidade de se adequar a mudanças de normas e padrões mais rapidamente.

congresso 7

A penúltima palestra, “Embalagem como Ferramenta Estratégica de Marketing”, foi ministrada por Aislan Baer. Segundo Baer, “a embalagem está crescendo por causa da mudança da indústria da comunicação” e continua sendo a melhor opção para divulgar um produto e uma marca (“é o único canal de comunicação viável”).

As funções da embalagem são a de conter, proteger, identificar, comunicar, vender e embelezar um produto. Porém, a “embalagem do futuro” agrega mais, fazendo com que a experiência da compra se torne mais rica e completa. Além do básico, embalar necessita melhorar o que vem dentro (active packaging), comunicar ativamente – uso de QR Code – (responsive packaging), capturar o que a marca ainda não percebeu ao colocar o item na gôndola – geladeiras inteligentes que identificam consumo diário – (interactive packaging) e indicar a melhor forma de se armazenar o item – temperatura ideal, por exemplo – (smart packaging).

congresso 8

Encerrando o Congresso, Marcos Cardinale abordou a “Revolução Digital no Mercado de Embalagens”, que permite lidar com mais trabalhos por dia, reduzindo erros e custos e gerando mais lucro.

Segundo o profissional da Esko, “55% dos produtos que vão para a gôndola ficam mais de seis meses nas prateleiras, enquanto novos produtos surgem para substituí-los. Isto gera mais desperdício, mais custos e menos lucro, trazendo ineficiência para a empresa e para o cliente”. Os desafios, então, estão em encontrar maneiras de se produzir mais no mesmo tempo e ter qualidade e consistência na impressão.

A ABTG já divulgou a data do próximo Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica: 22 de agosto de 2019. O tema será escolhido pelos participantes desta edição. As sugestões variam entre “Impressão Digital”, “Segmento Editorial” e “Gestão de Tecnologia”.

O SINGRAFS foi um dos apoiadores institucionais do evento.

Fotos: Paula Franco.