(11) 4438-8922

Nesta quinta-feira (29), a ASSINGRAFS, com apoio do SINGRAFS, realizou mais uma edição de seu Ciclo do Conhecimento. Os associados puderam participar, gratuitamente, da palestra sobre o "eSocial", ministrada por José Carlos Parra Ferreira, assessorado por André Luiz Marques de Araújo. 

ciclo palestrante

Entre as explanações dadas por Ferreira, os destaques ficaram por conta das características do programa - que unifica dados de funcionários das empresas, como obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas - e dos prazos a serem atendidos. "É o registro da informação em uma única vez", destacou o palestrante.

Um dos alertas feitos durante a palestra foi sobre o cuidado ao enviar as informações. "Se elas forem enviadas dentro do prazo, o sistema vai notificar que as recebeu e, depois, validá-las. Porém, se houver divergências, haverão pendências. A falta de validação dessas informações pode, no futuro, gerar multas - e elas são bem pesadas ", explicou Ferreira. 

ciclo esocial

Outro destaque feito durante o evento foi o de que o eSocial "não cria, altera ou suprime qualquer das obrigações previdenciárias, trabalhistas e tributárias" das empresas. O sistema "apenas racionaliza e simplifica o cumprimento das obrigações já existentes".

O Ciclo do Conhecimento ASSINGRAFS oferece palestras, cursos e treinamentos gratuitos a associados ASSINGRAFS-SINGRAFS. Todas as informações sobre os próximos eventos são enviadas por e-mail. Mantenha seu cadastro sempre atualizado. 

*Fotos: Paula Franco.