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Nesta edição da ExpoPrint Latin America, muitas marcas quiseram mostrar aos visitantes e potenciais consumidores toda a sua pompa e circunstância, com grandes estandes, máquinas e demonstrações. A EFI foi uma delas.

Ali no Expo Center Norte, a empresa instalou um estande de dois andares, uma espécie de “mini drupa”, onde foi possível conhecer toda a gama de soluções à disposição do mercado.

O Portal ASSINGRAFS-SINGRAFS entrevistou Ernande Ramos, diretor de vendas da EFI para a América Latina, para falar sobre os lançamentos e expectativas sobre o público e o mercado. 

efi ernande

Confira, a seguir, trechos da conversa com o profissional:

EXPANSÃO DA MARCA

Em 2014, foi a primeira vez que a EFI participou da ExpoPrint Latin America após a aquisição de uma empresa, a Metrics (comprada em 2012). De lá para cá, adquirimos, provavelmente, 15 novas empresas no mundo. Empresas de software e de hardware, de impressoras e tudo o mais. Nisso, nós tomamos a decisão de trazer para esta edição nossas tecnologias de software para vários mercados, incluindo o mercado gráfico, de impressão digital, comercial, comunicação visual, o mercado de embalagem, de etiquetas, o mercado de tecido, de impressão em madeira e em cerâmica.

efi estande

Como a própria EFI cresceu muito nos últimos quatro anos, também precisávamos nos adequar a tudo isso para apresentar todas essas tecnologias. Nós temos, aqui, um estande que é uma “mini drupa”, claro, guardadas suas devidas proporções. Na drupa, a área tinha mil metros quadrados; aqui, estamos com 200 metros quadrados, aproximadamente. Temos um lounge de tecido, um de corrugado, um totem de madeira, uma impressora de tecidos [Reggiani]. Todo o estande foi produzido e impresso com tecnologia EFI. Não quisemos, de maneira nenhuma, mostrar impressão que não fosse da nossa empresa.

efi reggiani

OTIMISMO DO MERCADO BRASILEIRO

O primeiro dia de feira, para nós, foi espetacular. Tivemos o estande cheio o tempo inteiro. Hoje [22/03] está sendo, provavelmente, o melhor dos três dias. Estamos fazendo, em média, 15, 20 demonstrações de software por dia. São seis estações de software para mercados diferentes.

Nossos clientes estão muito satisfeitos com o que têm visto, até porque lançamos, em média, até quatro versões do software por ano. O cliente que comprou ano passado veio aqui para conhecer a atualização, que ele tem direito a receber. Os clientes que não nos conheciam e que estão em busca de melhor produtividade, melhor qualidade de impressão, gerenciamento de seu custo, das impressoras e tudo o mais, estão vendo nestas soluções, hoje, uma forma de ter um controle melhor.

efi tecidos

Tivemos, em 2016, um ano no Brasil não tão favorável, até porque estávamos no meio ou saindo de uma crise; 2017 foi um ano extraordinário; e este ano ficou muito bem. O que mostra que o próprio cliente no Brasil está descolando um pouco a economia da política.

A EFI está projetando, para 2018, novos lançamentos e versões de softwares, e trazer algumas tecnologias de impressão digital que temos nos mercados americano e europeu para o brasileiro. Começamos a ver um novo amadurecimento do empresariado, que está buscando novas tecnologias. Está se abrindo e vendo que precisa investir. Nós ficamos de quatro a cinco anos no Brasil estagnados por conta da crise. Temos muita tecnologia “velha” instalada, não só nossa como da concorrência, que os clientes estão vendo agora uma oportunidade de fazer uma transição, uma mudança, um upgrade, justamente visando que o País está com uma tendência de crescimento para os próximos anos. Está mais otimista.

PRESENÇA EFI EM TERRITÓRIO NACIONAL

Todo o desenvolvimento dos nossos softwares Metrics e iQuote são realizados aqui no Brasil. Temos um Centro de Desenvolvimento Avançado desse software na Índia, também. O iQuote foi definido pela empresa como “software de cotação de preços universal”. O iQuote que é fabricado, produzido no Brasil, é, hoje, utilizado mundialmente, junto com outros softwares que vendemos na Europa. Ele faz a cotação de preços para todos os outros produtos que temos. É um orgulho para nós termos um software produzido aqui que se tornou padrão mundial EFI. E o Metrics, também. Além disso, temos toda a parte de suporte e vendas para a América Latina, implementação. Estamos cada vez mais investindo e trazendo outros softwares para a indústria brasileira e criando toda a estrutura aqui.

LANÇAMENTOS NA EXPOPRINT LATIN AMERICA 2018

A EFI está mostrando todo o seu portfólio. Para algumas áreas de atuação – mercado de embalagem, por exemplo -, nós temos um ecossistema muito completo, com toda a parte de software, de pré-impressão, de criação, de gerenciamento de cor e da produção, a impressora para corrugado, tecnologia de análise de envio de materiais (quantos caminhões são necessários, qual a sequência de entrega). É o que chamamos de ecossistema completo end to end. Temos desde o comecinho do processo, quando o vendedor, digitalmente no seu celular, na frente do cliente, captura o pedido, e esse pedido já entra em uma linha de produção, até sair para o transporte. Temos todo este ecossistema, basicamente, para todos os mercados.

Mas falando especificamente de mercados, o que a gente tem de maior novidade, que quer mostrar aqui, é a tecnologia de impressão em corrugado chamada Nozomi. E ela veio para atender o mercado de embalagem, principalmente o de embalagem secundária, que é aquela embalagem que transporta o produto para um supermercado, para um ponto de venda. Estamos vendo, desde a edição 2016 da drupa, uma tendência muito grande da impressão digital tomar conta do mercado de corrugado. Estamos apresentando nossas soluções end to end para isso. Mas, também, estamos mostrando sistemas de ecommerce, que são sistemas tanto para a indústria de comunicação visual, para a indústria gráfica, de papelão, independente do porte.

efi produtos

Estamos mostrando que somos uma empresa dedicada aos segmentos de impressão digital, impressão convencional, embalagem, gráfica comercial, promocional. Seja qual for o processo de impressão, nós temos produtos para ajudar nossos clientes a gerenciar melhor o seu estoque, gerenciar melhor o seu custo, saber o custo real do que realmente ele produziu, o que cotou e o que, no final da linha, produziu. Comparar isso para saber se está ganhando ou perdendo, se tem a oportunidade para diminuir preço e ser mais competitivo ou se tem que aumentar um pouco porque está muito baixo ou, até mesmo, analisar os seus próprios clientes e verificar que alguns deles não são clientes que geram lucro – ou se toma a decisão de não o atender mais ou de conversar com ele, aumentar preço, renegociar, porque está tendo prejuízo. E se não se tem conhecimento sobre o custo real dessa cadeia produtiva, lá no final tanto faz. Quando não se tem planejamento, ir para qualquer lugar está bom.

E é exatamente isso que a EFI tem de novidade aqui. Um ecossistema completo para ajudar os nossos clientes a terem o custo bem definido, preço de venda, todo o processo de produção e gerenciamento das plantas.

PROJEÇÕES FUTURAS

A nossa expectativa é alcançar lideranças, inclusive, em mercados que não tínhamos nem solução – como o de corrugado, por exemplo. Para ele, tínhamos muitas soluções na área de software, mas não tínhamos nada na área de impressão digital. E com o advento da Nozomi, esperamos alcançar a liderança nesse mercado de impressão digital de grandes formatos. É um investimento alto, a longo prazo, mas que, temos certeza, dará certo.

*Fotos: Paula Franco.