(11) 4438-8922

Entre os dias 20 a 24 de março, foi realizada, em São Paulo, a ExpoPrint Latin America 2018, um dos maiores eventos do setor gráfico na América Latina. Grandes marcas expuseram maquinários, tintas, papéis e novas tecnologias aos visitantes brasileiros e estrangeiros. 

O Portal ASSINGRAFS-SINGRAFS esteve presente no terceiro dia da feira e pode notar a grande circulação de pessoas no local, o que surpreendeu os expositores e demonstrou que o mercado está voltando a aquecer.

Veja, a seguir, o que algumas empresas apresentaram nesta edição da ExpoPrint - todas as informações foram divulgadas pelas assessorias de imprensa das marcas:

ACTEGA – divisão do grupo alemão ALTANA, a marca trouxe seu portfólio de tintas e vernizes gráficos para os segmentos de embalagens em papel e cartão, promocional/ editorial, rótulos e embalagens flexíveis. Foram expostas a linha de tintas de cura UV-LED, desenvolvida para reduzir o consumo de energia em relação ao sistema UV tradicional.

BESSERDRUCK – especializada em soluções para impressão offset e serviços, a empresa apresentou sua nova Central de Reciclagem de Solução CRS-02, parceria com a Groupwork; lançou suas novas mangueiras de alta pressão e resistência a altas temperaturas; e apresentou a linha completa da WD40.

DURST – a equipe da empresa mostrou aos consumidores os diferenciais do Tau 330E, equipamento entry-level voltado ao segmento de impressão digital de rótulos e etiquetas e capaz de operar com até cinco cores (CMYK e branco); e Rho P10 200 HS, máquina de impressão digital inkjet UV para comunicação visual, com configuração High Speed (HS), redução de até 15% no consumo de tinta e com possibilidade de trabalhar com suporte adicional para agregar as cores light cyan, light magenta, laranjas, violeta e branco.

EPSON – a aposta da marca japonesa foi a nova linha WorkForce Enterprise (WF-C17590 e WF-C20590), capaz, com seus equipamentos, de imprimir até 75 e 100 páginas coloridas por minuto e que prometem economizar até 80% de energia comparados a outras impressoras coloridas a laser. As novidades são voltadas ao setor de produção leve e à indústria têxtil.

FUJIFILM – em parceria com a Antalis do Brasil, a companhia mostrou sua linha de soluções de impressão digital de grandes formatos (Acuity Series e Onset X Series), chapas offset sem processo Fujifilm SUPERIA ZD (específica para aplicação de tintas UV), chapas de fotopolímero Flenex (processamento água e sabão e alta qualidade de impressão), soluções para o mercado de flexografia e químicos para impressão.

fujifilm

H.B. FULLER | ADECOL – apresentou, pela primeira vez, linha específica de adesivos para laminação de embalagens flexíveis, sem solvente; adesivos à base água; e portfólio de soluções para embalagem direcionado para indústria alimentícia. Esta foi a primeira edição da ExpoPrint Latin America em que a Adecol participa após a aquisição pela H.B. Fuller.

HEIDELBERG – no estande da marca alemã, estiveram presentes dois lançamentos: a nova impressora Speedmaster CX75, desenvolvida de forma a ser bastante flexível e versátil; e a máquina de corte e vinco automática Easymatrix 106 CS, que atua com velocidade de 7.700 folhas por hora.

heidelberg

HP Inc. – a multinacional anunciou acordo comercial com o Grupo Print Laser, com a venda de sua primeira impressora HP PageWide Web Press T470 HD na América Latina e da HP Indigo 12000 (investimento de cerca de R$ 50 milhões em tecnologia). A parceria amplia a participação da companhia no mercado de impressão digital de livros no Brasil.

HYBRID SOFTWARE – os visitantes puderam conhecer a versão 4.2 do software PackZ, que conta com novos parâmetros de preflight; otimizações de interface, agregando oito novas funcionalidades de verificação de conteúdo (tamanho de fonte, posicionamento de objetos, espaços de cores); cálculo, em tempo real, do tempo de cada etapa da produção; geração e exportação de relatórios de texto com especificações das diferenças entre dois arquivos analisados e comparados durante o processo de pré-impressão; novo recurso de linhas-guias; e remodelação da ferramenta de trapping.

INTEGRATION TECHNOLOGY (ITL) – a empresa lançou na feira um novo modelo de cura UV LED, a série VZX (VZero VZX) , que oferece potência (22W/cm² de alta dose de saída UV) e tecnologia de refrigeração a ar. Outros equipamentos apresentados pela ITL de cura LED: Vzero VZ (saída de 16W/cm², direcionada para super e grandes formatos), SubZero Série SZ (saíde de até 14W/cm², específica para grandes formatos), MZ LED (para impressoras de pequeno a médio porte) e a Pincure Z.

KOENIG & BAUER – prestes a completar 200 anos e uma das mais antigas produtoras de sistemas de impressão no mundo, a marca alemã apresentou, pela primeira vez na América Latina, a Rápida 75PRO – 5 + L, que promete tempo de acerto extremamente veloz e direcionada ao mercado de impressão digital de baixas tiragens para embalagens.

kb

ROLAND DG – os destaques mostrados pela empresa foram as linhas TrueVIS (TrueVIS SG 540 e VG 640/540) de impressoras digitais, que prometem altíssima resolução, maior produtividade e eficiência, precisão, interatividade com o usuário por meio de gerenciamento remoto; e os equipamentos com tecnologia UV (VersaUV LEF e VersaUV LEC). O primeiro é ideal para personalização de capas para celular, canetas, brindes e outros artigos promocionais, sendo capaz de imprimir em qualquer substrato. O segundo é uma impressora com recorte integrado direcionada para etiquetas, rótulos personalizados, prototipagem de embalagens, provas de cor ou imagens de grande formato; permite a aplicação de tinta branca, verniz brilhante ou fosco. Outra máquina que esteve no estande foi a VersaEXPRESS RF-640, a “mais vendida eco solvente”, que imprime com velocidade de até 48m²/h e oferece baixo custo de operação.

roland

VSP PAPÉIS ESPECIAIS – deu destaque aos papéis para setor digital, já tratados com primer para impressão HP Indigo (Color Plus, Marakatto, Evenglow, entre outros), e revestimento, com aplicações finais diversas (VTEX - tecido acoplado com papel -, Vanol, Madera, Canvas, etc.). Além disso, apresentou a linha de papéis fotográficos E-Photo.

Ao longo desta semana, publicaremos matérias sobre algumas marcas que estiveram na ExpoPrint 2018. Não deixe de acompanhar. 

*Fotos: Paula Franco.