(11) 4438-8922

Os trabalhadores dos Correios entraram em greve, por tempo indeterminado, a partir das 22h deste domingo (11). A paralisação nacional foi aprovada em assembleias promovidas por sindicados filiados ao FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares).

A categoria é contra as propostas feitas para o Plano de Cargos, Carreiras e Salários; para a terceirização na área de tratamento; a privatização da estatal; a suspensão das férias dos trabalhadores; a extinção do diferencial de mercado; redução do salário da área administrativa; e contra o descumprimento de uma cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho que trata sobre assistência médica.

Além disso, reivindica a contratação de novos funcionários por meio de concurso público, o fim dos planos de demissão e mais segurança para os colaboradores.

De acordo com a Folha de S. Paulo, tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST) o julgamento da mudança no plano de saúde dos trabalhadores oferecida pela gestão dos Correios. A modificação, caso aprovada, deixaria de estender o benefício a pais, filhos e cônjuges dos funcionários.

A última paralisação do setor foi em setembro do ano passado e afetou 20 estados e o Distrito Federal.

Leia, aqui, a nota da FENTECT sobre a greve.