(11) 4438-8922

Trabalhadores dos Correios entraram em greve em 20 estados e no Distrito Federal. De acordo com o portal G1, a paralisação foi aprovada na noite de terça-feira (19), durante assembleia.

Os estados afetados pela greve são: São Paulo (Santos, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba), Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Piauí.

Segundo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, as agências estão operando com número reduzido de funcionários. Agências franqueadas não estão incluídas na paralisação.

A categoria está em negociação com a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017-2018. A Fentect alega que a empresa adiou reunião “por três vezes” e que está “retirando cláusulas e sugerindo alterações que ferem apenas os direitos dos trabalhadores”. Entre os motivos de conflitos, estão os artigos dos chamados blocos econômicos e de saúde do trabalhador.