(11) 4438-8922

No Brasil, os pequenos negócios foram responsáveis pelo saldo positivo de empregos gerados no mês de junho deste ano. No total, as micro e pequenas empresas geraram 35,8 mil novos postos de trabalho, 14,4% a mais que em maio. Os dados fazem parte do levantamento mensal feito pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Em comparação, os médios e grandes empreendimentos foram responsáveis pelo fechamento de 26,7 mil vagas.

No mesmo período de 2016, as micro e pequenas empresas extinguiram 13,8 mil postos de trabalho no País, e as médias e grandes fecharam 78 mil vagas.

Segundo o levantamento do Sebrae, os resultados positivos dos pequenos negócios foram registrados pelo terceiro mês consecutivo. Desde o começo de 2017, o setor criou 211,2 mil empregos, em contraste com os 162,2 mil postos de trabalho encerrados pelas médias e grandes empresas.

Somente em março o desempenho dos micro e pequenos empreendimentos na geração de vagas foi negativo. De acordo com a pesquisa, naquele mês os pequenos negócios demitiram mais que contrataram.

Na divisão por segmentos, a agropecuária obteve os melhores índices (22,6 mil postos em junho), seguida por serviços (13,1 mil), ramo imobiliário (8,9 mil) e comércio (2,4 mil).

O Estado de São Paulo foi o responsável pela geração de 6,2 mil empregos em junho. Só ficou atrás de Minas Gerais, que liderou o ranking com a criação de 19 mil empregos no período.

Para saber mais sobre os dados, clique aqui