(11) 4438-8922

As micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo aumentaram em 3% seu faturamento real no primeiro trimestre deste ano. Já no comparativo entre março de 2017 e março de 2016, a alta foi de 8,2%, descontando-se a inflação do período. Os dados fazem parte dos Indicadores SEBRAE-SP.

O levantamento compara números obtidos em períodos de um ano. Foram entrevistados 2.700 empresários paulistas, incluindo-se microempreendedores individuais (MEIs).

O setor que registrou o maior crescimento em seu faturamento real em março foi o do comércio (15,8%), seguido pelo de serviços (8,4%). Já a indústria obteve índice negativo (-11,8%).

No acumulado de janeiro, fevereiro e março, o setor de serviços foi o que teve a maior alta (6,9%), seguido pelo do comércio (3,5%). A indústria, por sua vez, permaneceu em baixa (-10,3%).

Regionalizando o faturamento real, o Grande ABC manteve-se como a região mais afetada pela crise econômica no Estado, registrando queda (-5,9%) e seguindo o baixo resultado da indústria paulista.

Ainda de acordo com os Indicadores SEBRAE-SP, a receita total gerada no mês de março deste ano pelas MPEs foi de R$ 53,9 bilhões – a média por empresa foi de R$ 32.167,28. Comparando o faturamento real das MPEs entre março e fevereiro deste ano, o aumento foi de 16%, impulsionado pelo Carnaval e pela liberação do saldo das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Para ver todos os resultados dos Indicadores SEBRAE-SP, clique aqui