(11) 4438-8922

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 05 de junho, é um lembrete para que haja maior conscientização sobre a preservação da natureza. Algumas cidades da base territorial da ASSINGRAFS-SINGRAFS realizarão atividades para comemorar a data.

Em Santos, a Semana Metropolitana do Meio Ambiente trará aos moradores palestras, mutirão de limpeza da praia, feiras de produtos orgânicos e distribuição de mudas de árvores, como o palmito juçara.

Já em São Bernardo do Campo, a Prefeitura realizará eventos durante todo o mês de junho, que também contará com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

Os munícipes de Santo André também terão todo o mês de junho para acompanhar as atividades do “Junho Verde”, que incluem exibição de filmes sobre o tema e eventos em parques.

Em Bertioga, haverá o 4º Festival da Mata Atlântica e a comemoração pela canonização do Padre São José de Anchieta, realizada em 03 de abril de 2014 pelo Papa Francisco. O religioso é conhecido como patrono da Mata Atlântica, por sua forte ligação com a região e por seus relatos sobre a biodiversidade local por meio da Carta de São Vicente, escrita em 1560.

HISTÓRICO

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e faz alusão à abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Suécia. O encontro originou o Manifesto Ambiental, declaração com 19 princípios para inspirar as nações e os cidadãos a preservar e melhorar o ambiente em que vivem.

Em um dos trechos, a declaração diz que “defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade”.

Fontes: ONU Brasil (Organização das Nações Unidas no Brasil), Prefeitura de Bertioga, Prefeitura de Santo André, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Prefeitura de Santos.