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Durante a ExpoPrint Digital, a Ricoh Latin America apresentou seu novo posicionamento ao lançar o grupo de Comunicação Gráfica. A ideia é oferecer soluções integradas para o mercado editorial, de sinalização exterior e interior, de embalagens e etiquetas, impressão comercial e de estudos criativos.

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A ideia é agregar ao produto (impressora) um serviço que fortaleça as relações entre fornecedor e consumidor, agilizando o fluxo de trabalho, deixando a produção mais eficiente e com maior qualidade.

Para o gerente comercial de Alto Volume, Gustavo Lopes, a Ricoh quer ajudar seu público-alvo a “tentar entender qual é a necessidade daquele cliente e encaminhar para ele o que ele precisa escutar, e não o que eu quero dizer. Como nós podemos complementar este mercado para que ele se comunique com os clientes.”

Gustavo Lopes, gerente comercial de Alto VolumeGustavo Lopes, gerente comercial de Alto Volume

O objetivo é criar campanhas de marketing mais direcionadas, personalizadas, fazendo com que o cliente vivencie uma experiência. Para tal, a empresa aliou suas impressoras digitais a ferramentas de gestão de impressão e fluxo de trabalho específicas, como a DirectSmile e a Web to Print, fornecidas por meio de parceria firmada com a EFI. “O impresso, comunicação web, nuvem, isso tudo, no final, se tornará o mercado de Graphic Comunication [Comunicação Gráfica]”, explicou Lopes.

Uma das maneiras que a marca encontrou para demonstrar a união entre impresso e virtual foi a da personalização de um calendário. Ao visitar o estande da Ricoh, o participante podia fotografar um QR Code que o direcionava a um formulário; após o preenchimento, os dados eram enviados à multifuncional PRO C9100; em pouco tempo, o material era impresso e o cliente recebia um aviso via SMS informando-o que já poderia retirar o produto.

expo4 Calendário personalizado com nome do visitante

O desafio da empresa, no entanto, é o de demonstrar ao empresariado os pontos positivos da migração para o digital, quebrando, assim, uma barreira tecnológica e de geração. “O digital nunca vem para acabar com a impressão offset. Ele vem para complementar uma oferta de serviço para os clientes. Agora, o gráfico que não aceitar o digital para complementar o offset está fadado a morrer, porque alguém vai fazer o que ele está deixando de fazer. E o que ele está deixando de fazer vai levar junto o que ele fazia antes”, destacou Lopes.

Além da viabilidade da Comunicação Gráfica, aplicada, sobretudo, na personalização de produtos e serviços, a Ricoh aproveitou a ExpoPrint Digital para mostrar as multifuncionais das famílias MP CW2201, PRO L4160, PRO C8200 e PRO C7100 – que aceitam substratos diferenciados, como papel imantado, plástico eletrostático, BOPP, e uso de tinta clear para simular verniz localizado. Outra novidade foi a do toner neon.

Fotos: Paula Franco.

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