Atualizado às 15h28.
Diadema e Mauá celebram nesta quinta-feira (08) seus aniversários. As duas cidades completam 57 e 62 anos de suas emancipações político-administrativas, respectivamente.
Pela data ser considerada feriado municipal, apenas os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, atendimento médico, serviço funerário e segurança pública funcionarão normalmente.
Antes de se tornarem municípios, Diadema fazia parte do território de São Bernardo e Mauá de Santo André. As duas localidades surgiram como vias de ligação entre o litoral e São Paulo.
O desenvolvimento de Mauá se deveu à construção da ferrovia Santos-Jundiaí. A figura de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, teve destaque, em especial pela sua intensa participação na instalação da estrada de ferro. Atualmente, a fazenda que ele adquiriu no local, em 1862, tornou-se a Casa da Cultura e Museu Barão de Mauá.
Já em Diadema, o desenvolvimento econômico foi impulsionado pela valorização do transporte rodoviário, principalmente após a inauguração da Via Anchieta, no final da década de 1940. Isto fez com que pequenas e médias empresas se instalassem na localidade, que tinha como ponto a favor a facilidade de escoamento dos produtos.
Para saber mais sobre a história dos dois municípios, clique aqui e aqui.