(11) 4438-8922

No final de novembro, a Suzano Papel e Celulose concluiu captação de recursos por meio de títulos verdes - ou green bonds -, com vencimento de oito anos, do mercado brasileiro. É a primeira emissão deste tipo de título no País, que visa aplicar os recursos captados em projetos de cunho ambiental para estimular o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a revista Graphprint, a operação movimentou R$ 1 bilhão e envolveu CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) emitidos pela Eco Securitizadora de Direitos Creditórios do Agronegócio S/A, lastreada em NCE (Nota de Crédito à Exportação).

No seu "Guia de Emissão de Títulos Verdes", a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) explica que os títulos verdes “são “Títulos de Renda Fixa utilizados para captar recursos com o objetivo de implantar ou refinanciar projetos ou ativos que tenham atributos positivos do ponto de vista ambiental ou climático”.  

Com a emissão destes green bonds, a Suzano deseja reforçar sua disciplina financeira e estratégia de buscar fontes competitivas de financiamento por meio de inovações, além de zelar pelo seu compromisso com a sustentabilidade.Uma auditoria independente monitorará a aplicação dos recursos obtidos e verificará se eles serão aportados em iniciativas “verdes”.

Em julho desse ano, a empresa já havia sido a primeira da América Latina a emitir green bonds em dólares, gerando a captação de US$ 500 milhões.