(11) 4438-8922

Motoristas e cobradores de ônibus das viações Ribeirão Pires e EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André) entraram em greve na última terça-feira (04) por falta de pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e vale-alimentação. De acordo com o SINTETRA (Sindicato dos Rodoviários do ABCD), o depósito dos valores deveria ter sido realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, respectivamente.

As cidades mais afetadas com esta greve são Santo André, Mauá e Ribeirão Pires. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), cerca de 25.100 passageiros utilizam, por dia, as 14 linhas que não estão circulando.

Esta não é a primeira vez que funcionários de ônibus intermunicipais param suas atividades. Em maio, as viações EAOSA, São Camilo, Imigrantes, Ribeirão Pires, Riacho Grande, Urbana e Triângulo anunciaram greve para o dia 09 daquele mês por atraso no pagamento de salários, porém não foi adiante.

Em 12 de julho, os trabalhadores de 18 linhas da EAOSA e Ribeirão Pires cruzaram os braços para protestar contra o atraso de salários. E no dia 08 de setembro, motoristas e cobradores das viações São Camilo, Triângulo, Urbana, Riacho Grande e Imigrantes fizeram o mesmo, também por falta de pagamento. 

Em nota, a EMTU informou sobre apenas sobre continuidade da greve e deixou uma lista de opções para os usuários se deslocarem pelos municípios, além da linha 10 da CPTM. Clique aqui para saber mais.

Também em nota, o Sindicato da categoria afirma que "até agora os responsáveis por estas empresas nem se manifestaram" e que os "250 trabalhadores" que entraram em greve "necessitam destes valores para o sustento de suas famílias".