(11) 4438-8922

Nesta segunda-feira (05), o Sebrae lançou o Pacote Empreendedor, série de ações para combater a crise focadas na capacitação profissional e formalização de novos micros e pequenos empresários. No evento de lançamento, estiveram presentes o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf, o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, o diretor do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Diadema, Donizete Duarte da Silva, entre outros representantes do poder público e entidades.

sebrae

O Pacote Empreendedor foi apresentado no CIESP Diadema como um programa de “geração de conhecimento” e de estímulo ao empreendedorismo durante esta crise econômica e o elevado número de desempregados, muitas vezes bem qualificados, que querem voltar ao mercado de trabalho sendo donos de sua própria empresa.  “A necessidade de empreender tem sido muito grande”, declarou Hussni. “Facilite a vida de quem quer empreender.”

Entre as ações do Pacote, incluem-se parcerias com SENAI, SENAC e Centro Paula Souza, além de trabalhos em conjunto com outras entidades, como a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. As medidas englobam cursos de capacitação (mais de 50 mil vagas gratuitas), consultorias para gestão e orientação para a formalização do negócio.

Nos próximos meses, os escritórios do Sebrae nas cidades do Grande ABC funcionarão durante os fins de semana para atender à demanda do projeto, além da utilização das unidades móveis, que percorrerão os municípios divulgando a iniciativa.

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, o Pacote Empreendedor tem como objetivo “jogar luz para novos caminhos”, já que, para muitos, a crise pode abrir uma oportunidade de se trabalhar em um “outro tipo de atividade”. “Trabalhar por conta própria é o sonho da grande maioria”, disse Afif.

Super MEI

Último a falar, o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf, apresentou o programa Super MEI, parte do pacote contra a crise e o desemprego lançado pela entidade. Serão 223 cursos gratuitos de atualização e capacitação, em 18 áreas, oferecidos para Microempreendedores Individuais (MEIs) devidamente formalizados. Os interessados aprimorarão conhecimentos técnicos e de gestão do negócio escolhido, visando aumento de vendas e diversificação de produtos/ serviços, além de orientação sobre linhas de crédito. 

skaf

Segundo Skaf, foram investidos R$ 20 milhões no Super MEI, que disponibilizará, ainda, um aplicativo de “acesso ao mercado, para ter uma possibilidade de arranjar trabalho”. Ou seja, a pessoa que estiver devidamente formalizada e fizer um dos cursos oferecidos poderá se inscrever neste banco de dados oferecendo seu produto/ serviço. “É isso o que esse programa vai resolver. Vai dar a oportunidade para muita gente de ter trabalho e de o mercado ser atendido”, destacou.

Até o momento, a área gráfica não foi contemplada nos cursos oferecidos pelo programa.

Para acessar o site do Super MEI, clique aqui