(11) 4438-8922

Neste sábado (20), São Bernardo do Campo completará 463 anos de sua fundação. Para celebrar a data, diversos eventos serão oferecidos aos munícipes. Entre eles, o tradicional desfile cívico e militar na Rua Marechal Deodoro e shows gratuitos de reggae, rap e rock no Parque da Juventude Città di Maróstica.

A história da cidade remete às expedições do português João Ramalho, fundador e primeiro alcaide do local conhecido como Vila de Santo André da Borda do Campo, em 1553. Outros personagens de destaque foram o Cacique Tibiriçá e os padres jesuítas.

Por sua localização estratégica, a economia local foi fortemente impactada pelo transporte de mercadorias feito pelos tropeiros.

Com o passar dos anos, o município deixou de ser Vila, se desmembrou de São Paulo em 1890, tornou-se distrito de Santo André em 1938 e finalmente se emancipou em 1944. No ano seguinte, Wallace C. Simonsen, banqueiro e proprietário da Chácara Silvestre, é nomeado prefeito (1945-1947).

A cidade aniversariante ganhou dimensão nacional com a sua indústria automobilística, instalada em meados de 1950 após a inauguração da Via Anchieta, culminando em forte crescimento e desenvolvimento econômico e populacional.

Durante esses 463 anos, o município mudou – e muito. Atualmente, São Bernardo do Campo conta com mais de 816 mil habitantes, espalhados por 408,55 km². E a indústria, outrora grande empregadora, perdeu para o setor de serviços como a área que mais gera postos de trabalho com carteira assinada na cidade (45,90% contra 34,30%, respectivamente).