(11) 4438-8922

Nesta quarta-feira (22), comemora-se o Dia Nacional do Empresário Gráfico. Momento de comemorar vitórias e continuar a lutar por melhorias para o setor.

A indústria gráfica brasileira estabeleceu-se em 1808, com a chegada da Família Real, época em que a imprensa nacional também floresceu. Antes, por meio de decretos, era proibida a impressão de jornais, revistas, livros ou quaisquer papéis avulsos na então colônia de Portugal.

Mais de duzentos anos se passaram, o parque gráfico brasileiro se modernizou e hoje, de acordo com dados da Abigraf Nacional, representa 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto) da Indústria de Transformação. Somente o segmento de embalagem tem 42,7% de participação no setor de produção da indústria gráfica. A região Sudeste é a que mais concentra empresas (9.835) e empregos diretos (120.832).  Porém, em 2015, o setor gráfico brasileiro importou mais produtos (US$ 378,4 milhões) que exportou (US$ 270,4 milhões).

Por isso, é necessário, além de valorizar o mercado gráfico nacional, cobrar mais investimentos para o setor. A ASSINGRAFS-SINGRAFS, por meio do APL da Indústria Gráfica, fez diversas reivindicações ao Poder Público e entidades de fomento. É preciso destacar a força do setor e trabalhar constantemente para que ele continue firme perante as adversidades.

24 DE JUNHO - DIA DA INDÚSTRIA GRÁFICA

Na próxima sexta-feira (24), ASSINGRAFS-SINGRAFS realizarão o Jantar em Comemoração ao Dia do Empresário Gráfico, no Piazza Demarchi, em São Bernardo do Campo. Este ano, o evento coincidirá com o Dia da Indústria Gráfica. 

O Jantar é uma homenagem que as entidades fazem aos empresários e empresárias do setor gráfico do Grande ABC e Baixada Santista. Contará com a presença de associados e representantes do poder público local, além dos Amigos da Indústria Gráfica, personalidades que se destacaram por auxiliar o segmento.