(11) 4438-8922

Em agosto, os preços praticados na porta da fábrica das indústrias extrativas e da transformação, sem considerar frete ou impostos, aumentaram 0,92% em agosto. Depois de seis meses com taxas negativas, o IPP (Índice de Preços ao Produtor) voltou a ter indicador positivo.

No acumulado do ano, a inflação na indústria chegou a -6,32%, e nos últimos 12 meses, ficou em -10,51%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada.

Das 24 atividades investigadas, 12 registraram aumento de preços em agosto. Para o IBGE, a alta segue a depreciação do real frente ao dólar no período, que não ocorria desde março. Isto eleva os valores dos produtos importados e exportados.

PAPEL E CELULOSE

A indústria de papel e celulose acumulou queda de 16,89% no ano, estando entre as três maiores variações negativas de agosto. No mês, o resultado do setor ficou em -1,06%, e nos últimos 12 meses, acumulou perda de 13,26%.

Entre as justificativas para os índices negativos, está a trajetória de diminuição dos preços do material no mercado internacional, notada no primeiro semestre do ano.