(11) 4438-8922

Nesta quinta-feira (23), as linhas Azul, Vermelha, Verde do Metrô, e Prata (Monotrilho) estão paralisadas por motivo de greve. Continuam operando normalmente os trens da CPTM, ônibus municipais e intermunicipais. Não há, até o momento, a disponibilização da Operação Paese.

As linhas Amarela e Lilás, das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, estão em funcionamento. O rodízio de veículos na cidade de São Paulo foi suspenso.

A greve dos metroviários foi aprovada em assembleia realizada na noite da última quarta (22), e teve início às 0h. O sindicato da categoria afirma que o Metrô deve pagamento de direitos aos trabalhadores, e exige o fim das contratações terceirizadas com abertura de concurso público para reposição do quadro de funcionários, considerado "defasado". A entidade laboral diz, ainda, que propôs liberação das catracas ao invés da paralisação, o que não foi aceito pelos representantes patronais. 

Já a Companhia do Metropolitano de São Paulo, responsável pelas linhas paradas, diz que ainda não recuperou as perdas econômicas provocadas pela pandemia, que impossibilita a empresa de pagar abono salarial neste momento. O órgão informou que segue as diretrizes do Acordo Coletivo de Trabalho vigente e que aumentou os salários em 20% nos últimos dois anos.

LINHAS QUE LIGAM AO GRANDE ABC

As linhas Azul, Verde e Prata são as que conectam, de forma mais rápida, São Paulo ao Grande ABC. Existem ônibus intermunicipais e tróleibus (EMTU) saindo ou chegando de Diadema, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André que vão até São Mateus, Sacomã, Jabaquara, Saúde, Santana e Tietê. 

Além de ônibus, a linha 10-Turquesa (CPTM) é outra opção, que parte de Rio Grande da Serra com destino à Luz ou Jundiaí.

Fontes: TV Globo/Bom Dia SP, G1Metrô de São Paulo, Sindicato dos Metroviários.