(11) 4438-8922

Dos 25 setores da Indústria da Transformação brasileira analisados pela Sondagem Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 22 afirmaram que a falta ou alto custo de matérias-primas é o principal problema enfrentado atualmente. O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (27).

Há oito trimestres seguidos, a escassez de insumos afeta a produção da maioria dos segmentos industriais. Entre abril e junho deste ano, o setor de Impressão e Reprodução alegou que esta dificuldade foi o principal problema enfrentado no período (71,7%).

Na indústria de Celulose e Papel, problema de falta ou alto custo de matéria-prima foi elencado por 55,6% durante o segundo trimestre de 2022.

Entre as explicações para o fator, estão a pandemia, a guerra entre Rússia e Ucrânia e os lockdowns decretados na China, que atrasaram a normalização das cadeias de insumos globais e ajudaram a aumentar os preços e a inflação ao redor do mundo.

Outro ponto explicado pela CNI, a partir dos resultados da Sondagem, é de que metade da produção industrial é consumida como insumo pela própria indústria. Logo, a ausência ou elevação do custo dos produtos se dissemina por toda a cadeia produtiva (alta de preços, queda/redução/paralisação da produção), até chegar ao consumidor final.

Para saber mais sobre os dados do levantamento, clique aqui.