(11) 4438-8922

Em dezembro de 2021, a inflação no setor industrial teve queda de 0,12%, primeira retração em 28 meses. Os preços na indústria tiveram alta acumulada de 28,39% nos últimos 12 meses, a maior variação já registrada pela série histórica, iniciada em 2014. Os dados do IPP (Índice de Preços ao Produtor) foram divulgados nesta terça (01), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre as justificativas para o crescimento do indicador, estão os constantes aumentos nos preços do minério de ferro, óleo bruto de petróleo, dos alimentos (carne, açúcar, café); o impacto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) na cadeia produtiva, e o câmbio, com depreciação do real e valorização do dólar.

Das 24 atividades analisadas, 17 apresentaram alta de preço em dezembro frente a novembro. A indústria geral, no entanto, registrou variação negativa, com destaque para indústrias extrativas (-12,77%) e metalurgia (-3,27%).

O IPP mede a variação de preços dos produtos na “porta da fábrica”, sem levar em conta impostos e frete. Para saber mais sobre os resultados de dezembro, clique aqui.