(11) 4438-8922

Na passagem de setembro para outubro deste ano, a produção industrial do Estado de São Paulo caiu 3,1%, influenciada pelo baixo desempenho dos setores de alimentos e de máquinas e equipamentos. Com este resultado, a indústria paulista acumula perda de 8,8% em cinco meses e permanece 6,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

De acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) Regional, divulgada nesta quinta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cinco dos 15 locais analisados tiveram índices negativos no período. Foram eles Santa Catarina (-4,7%), Pará (-4,2%), Minas Gerais (-3,9%) e Espírito Santo (-1%) foram os outros estados com indicadores em queda.

Na comparação feita com o mesmo período do ano passado, a produção industrial de São Paulo ficou em -12,3%, ficando atrás do Pará (-14,2%) e de Santa Catarina (-12,5%). Os principais fatores que impulsionaram a queda da indústria paulista foram os recuos dos setores de produtos alimentícios, veículos automotores, reboques e carrocerias, produtos farmoquímicos e farmacêutico.

A produção industrial do Estado de São Paulo representa cerca de 34% da produção da indústria nacional, que, no período analisado, retraiu 0,6%. Para saber mais sobre a PIM Regional, clique aqui.