(11) 4438-8922

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic de 7,75% para 9,25% ao ano. Entre as justificativas, estão o aumento da inflação no Brasil e nas principais economias do mundo, uma nova onda do novo coronavírus (COVID-19) causada pelo aparecimento da variante Ômicron, e os resultados abaixo do esperado da atividade econômica brasileira.

Em comunicado, o Copom ressaltou que há previsão de novo reajuste da taxa básica de juros na próxima reunião do Comitê. De acordo com o texto, “os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço dos riscos e das projeções e expectativas de inflação”.

RENDIMENTO POUPANÇA

Quando a taxa Selic é superior a 8,5% a.a., o cálculo de rentabilidade da poupança muda. Os valores depositados neste tipo de conta passarão a render 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial), atualmente zerada. Antes, o retorno era de 70% da taxa básica de juros vigente.

Fontes: Banco Central, Estadão.