(11) 4438-8922

Os trabalhadores que receberam o BEm (Benefício Emergencial Mensal) em 2020 terão que declarar a redução de jornada e salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho no Imposto de Renda deste ano. Estas medidas fizeram parte do Programa Emergencial de Manutenção de Emprego, instituído pelo Governo Federal para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Saiba mais:
- Nova MP regulamenta benefício emergencial, redução de salário e suspensão de contrato
- MP nº 936 é sancionada pela Presidência

O contribuinte terá que conferir o valor depositado no período, que equivale a um percentual do seguro-desemprego a que o funcionário teria direito caso fosse demitido, na Carteira de Trabalho Digital ou pedindo comprovantes à empresa.

Veja, a seguir, os esclarecimentos feitos pela Receita Federal de como realizar a declaração corretamente:

BEm

O valor deverá ser informado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Na fonte pagadora, é preciso inserir o CNPJ da Receita Federal: 00.394.460/0572-59.

AJUDA COMPENSATÓRIA MENSAL

A ajuda compensatória mensal, parcela paga pelo empregador, deverá ser informada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. O valor será incluído no item 26 “Outros com o CNPJ da Fonte Pagadora (Empregadora)”, contendo a expressão “Ajuda Compensatória” na descrição, a fim de identificar a natureza do rendimento.

Fonte: Agência Brasil.