O tipo de infração para quem estaciona indevidamente em vagas destinadas a idosos e deficientes passou de leve a grave a partir da última quinta (07), com a perda de cinco pontos na carteira. Além disso, a multa também aumentou: de R$ 53,20 para R$ 127,69.
A mudança vale para vagas reservadas em vias públicas e em estabelecimentos fechados de uso público, como shoppings e supermercados.
De acordo com jornal Metro ABC, só em 2015 o desrespeito às vagas de idosos e deficientes gerou 3.822 multas no Grande ABC, uma média de 10 autuações por dia. E quase metade delas foi aplicada em São Caetano do Sul, município com a maior proporção de carro por habitante (um automóvel para cada 0,87 morador) e com a menor área de estacionamento público.
E mesmo com o endurecimento do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), motivadas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência sancionado em julho passado, os motoristas continuam desrespeitando as vagas reservadas.
O Diário do Grande ABC flagrou ontem um veículo parado em vaga destinada a idoso em um supermercado, sem ter a identificação para tal. De acordo com as novas regras, o motorista também poderá ser multado nesse espaço. Falta, apenas, uma fiscalização mais rigorosa e educação de quem está ao volante.