(11) 4438-8922

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) informam que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para este ano, a entidade estima que 65.840 novos casos da enfermidade serão contabilizados no Brasil.

Falar sobre câncer de próstata é incentivar os homens - em especial, os com mais de 65 anos - a não degligenciarem a sua saúde por conta de preconceitos e tabus. Quanto mais cedo for detectado, melhores e maiores são as chances de cura. 

FATORES DE RISCO

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer, estão a idade; hereditariedade; excesso de gordura corporal; maus hábitos alimentares; sedentarismo; exposição a aminas aromáticas (comuns na indústria química), arsênio, produtos de petróleo, HPA (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), fuligem, motor de escape de veículo e dioxinas associadas ao surgimento da enfermidade.

SINTOMAS

É importante destacar que, em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sinais. Por isto, a importância de sempre realizar exames preventivos. 

A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga. Com o passar dos anos, ela pode aumentar de forma benigna, sem causar problemas graves de saúde. 

Nos estágios avançados, o câncer de próstata provoca dificuldade para urinar ou aumento da vontade de urinar, presença de sangue no xixi, dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal.

DETECÇÃO E TRATAMENTO 

A melhor forma de se detectar precocemente a doença é com a realização de exames clínicos e laboratoriais. Entre eles, o toque retal e o de sangue, para avaliação da dosagem de PSA (antígeno prostático específico).

O tratamento é definido caso a caso, e inclui cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal.