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A quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura trouxe dados sobre o perfil do público leitor de livros a nível nacional e regional. Em São Paulo (capital), 60% dos paulistanos afirmaram manter o hábito da leitura, o que representa 6,8 milhões de leitores na cidade.

O levantamento descreve leitor como “aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses”.

O perfil dos leitores paulistas abrange 52% de mulheres e 48% de homens, sendo que 41% está na faixa de 40 anos ou mais – o que corrobora os 63% que disseram não estarem estudando no momento em que a pesquisa foi feita; 52% dos entrevistados são da Classe C e 50% deles têm o hábito de comprar livros. Em relação à escolaridade, 34% tem Ensino Fundamental completo, outros 34% Ensino Médio e 32% completaram o Ensino Superior.

As médias de livros lidos por este público são de 3,58 nos últimos três meses e de 6,41 durante o ano. Os números são maiores que as médias nacionais para o último trimestre (2,60) e anual (4,95). Porém, elas caem quando se separa em livros lidos do início ao fim (3,51/ano e 1,65/trimestre) e em partes (2,91/ano e 1,94/trimestre).

Entre as razões para a manutenção do hábito da leitura pelos paulistas, 28% responderam que o fazem por gosto, 15% para crescimento pessoal e 14% para atualização cultural ou conhecimento geral. A escola ainda continua tendo um papel importante nas indicações de títulos, representando a média de 0,80 livros lidos nos últimos 12 meses por 14% dos entrevistados (ou 0,72 nos últimos três meses).

A aquisição de livros foi feita em livrarias físicas (43%), pela internet (21%) ou em sebos (17%). E nos últimos três meses, 29% dos leitores afirmaram ter comprado livros em papel ou em formato digital.

E um dado curioso: entre os leitores paulistas, 65% disseram não frequentar bibliotecas públicas, mesmo que 59% saiba sobre a existência destes equipamentos em seus bairros ou cidade.

Para saber mais sobre os dados regionalizados da pesquisa Retratos da Leitura, clique aqui. O levantamento foi realizado pelo Ibope Inteligência, Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural.