(11) 4438-8922

As cidades que estão na fase Amarela do Plano São Paulo poderão ampliar o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, de seis para oito horas por dia, a partir de sexta-feira (21). É o que dispõe o Decreto nº 65.141, publicado nesta quinta (20) no Diário Oficial.

Mesmo com a mudança, a ocupação máxima dos locais deverá ser de 40% da capacidade e o encerramento do expediente às 22h. Os estabelecimentos podem escolher pela jornada contínua ou fracionada, desde que não exceda o limite de oito horas diárias.

As atividades autorizadas a aumentar o horário de funcionamento são:

  • Shoppings, galerias e comércios congêneres;
  • Comércio;
  • Serviço;
  • Salões de beleza e barbearias;
  • Bares, restaurantes e similares (consumo local);
  • Academias de esporte e centros de ginástica;
  • Eventos, convenções e atividades culturais (com venda de ingressos em bilheterias físicas).

GRANDE ABC

Após o anúncio da alteração do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, Santo André e Mauá informaram que vão aderir a partir desta sexta.

São Bernardo do Campo optou por manter as seis horas diárias.

BAIXADA SANTISTA

Em Cubatão, o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais já é de oito horas diárias, desde que respeitados os protocolos sanitários e com restrição de número de pessoas no local. 

Guarujá e Mongaguá avaliarão a viabilidade de ampliar o horário. Bertioga e Peruíbe publicarão legislações municipais para dispor sobre a mudança. Santos aguardará o decreto estadual para decidir, e São Vicente anunciou que adotará o novo horário a partir da próxima semana.

QUARENTENA

Mesmo com as medidas de flexibilização, o Estado de São Paulo ainda está sob quarentena até 23 de agosto e mantém altos índices de casos confirmados e óbitos causados pelo novo coronavírus (COVID-19). Até o momento, são 721.377 pessoas contaminadas em território paulista e 27.591 mortes provocadas pela doença.

Fontes: A Tribuna, Governo do Estado de São Paulo, G1.