(11) 4438-8922

A segunda semana de julho encerrou contabilizando 12,2 milhões de brasileiros desempregados. A taxa de desocupação chegou a 13,1% no período, de acordo com a PNAD COVID19, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta (31).

O número de pessoas ocupadas somou 81,1 milhões, o menor registrado pela pesquisa desde a primeira semana de maio deste ano (83,9 milhões).

O número de trabalhadores informais nesta segunda semana de julho foi de 27,6 milhões, índice de 34%. Este total abrange empregados do setor privado sem carteira assinada, trabalhadores domésticos não celetistas, trabalhadores por conta própria e empregadores que não contribuem para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e os que não são remunerados em ajuda a morador do domicílio ou parente.

No período avaliado pela PNAD COVID19, cerca de 700 mil pessoas podem ter retornado a postos de trabalho presenciais, deixando o trabalho remoto - uma das medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Desta forma, a quantidade de empregados em home office passou de 8,9 milhões na primeira semana de julho para 8,2 milhões na segunda.

Os resultados do levantamento do IBGE podem ser acessados aqui.