(11) 4438-8922

Na passagem de março para abril, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), caiu 25,8 pontos e atingiu os 34,5 pontos. Este é o menor índice da série histórica, iniciada em 2010. De acordo com a CNI, “a queda na confiança traduz o cenário atual de forte contração na atividade e elevada incerteza” decorrentes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O levantamento mostrou, ainda, que as “dificuldades no fluxo de insumos, mercadorias e trabalhadores e as medidas de isolamento social e o consequente ‘desaparecimento do consumidor’”, que resultaram “em forte queda na receita da empresas”, contribuíram para o resultado obtido em abril.

Até então, o menor índice havia sido registrado em 2018, quando houve recuo de 5,8 pontos no mês de junho, reflexo da greve dos caminhoneiros.

Entre os meses de janeiro a abril, o ICEI teve queda de 30,8 pontos. Notou-se, também, redução generalizada da confiança da indústria em todas as regiões do Brasil, com maiores impactos no Sul (32,6 pontos) e Sudeste (34,1 pontos).

Entre os setores industriais, os menores ICEIs foram registrados entre os empresários da Indústria de Transformação (34,3 pontos), Construção (34,8 pontos) e da Indústria Extrativa (39,1 pontos).

Para acessar o levantamento da CNI, clique aqui.